Limpa Rio retira cerca de 700 caminhões de detritos do Lago de Nogueira

04/jun 08:29
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), segue com o serviço de dragagem e desassoreamento do Lago de Nogueira. Em dois meses de trabalho, as equipes do Programa Limpa Rio retiraram cerca de 10 mil metros cúbicos de detritos acumulados no espelho d’água, o que corresponde a aproximadamente 700 caminhões basculantes carregados. Nesta segunda-feira (03), o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, vistoriou a ação, quando conversou com moradores e comerciantes.

“A revitalização do lago já é visível. O Limpa Rio é um programa fundamental dentro das nossas ações para preparar os municípios para o período de chuvas. No caso do Lago de Nogueira, este trabalho vai além. A retirada de toneladas de detritos é ambientalmente importante”, destaca Bernardo.

A limpeza começou há dois meses e está revitalizando o espelho d’água que é uma importante área de lazer para quem vive na região, beneficiando visitantes e moradores.
Fotos: Divulgação

Morador da região, José Paulo Silveira, lembra que Nogueira faz parte do roteiro turístico de Petrópolis e destaca a importância do lago como um espaço de integração com a natureza.

“O Lago de Nogueira está renascendo com o trabalho de limpeza e recuperação. Isso vai dar uma nova dinâmica de desenvolvimento para Petrópolis nesta região”, assinala.

A recuperação do lago foi solicitada pela Associação de Moradores e Amigos de Nogueira. Ao longo de dois meses, escavadeiras e caminhões vêm fazendo a retirada de detritos em toda a extensão do lago.

“Esse lago é muito mais que uma atração turística, ele é um caminho de passeio para idosos, um espaço de treino para atletas, e um lugar de distração para as pessoas em momentos que não estão se sentindo bem, enfim, um espaço de lazer essencial para a rotina de todos nós”, destaca Tatiane Moura, presidente da associação.

Últimas