Lista com 80 terrenos para casas estaria na Câmara e na Prefeitura
E na audiência pública sobre Habitação, realizada pela Câmara de Vereadores, foi dito que está nas mãos do legislativo e da prefeitura uma lista de 80 terrenos – atenção: 80! – que poderiam ser usados para a construção de casas populares. O levantamento teria sido feito pela Comissão Especial Externa, do Senado, instituída após as chuvas para diagnosticar problemas e propor soluções. Onde está essa lista, meu povo? Porque ao governo federal a prefeitura apresentou, para receber o Minha Casa, Minha Vida, os quatro terrenos de ‘sempre’: Caetitu, Mosela, Benfica e Vale do Cuiabá.
Extinção de secretarias
Essa, de Bomtempo, foi no estilo “atirou no que viu e acertou no que não viu”. Quando foi deputado, ele e o colega Luiz Paulo entraram com ação no Tribunal de Justiça alegando inconstitucionalidade na criação de seis secretarias estaduais – Governo, Envelhecimento Saudável, Vitimados, Gabinete do Governador e Defesa do Consumidor. Eis que segunda, o TJ, em decisão coletiva, deu seis meses de prazo para a extinção das estruturas. E quem é hoje secretário de Governo? Bernardo Rossi, arqui-inimigo de Bomtempo. Como ele assumiu há 15 dias nem tinha como Bomtempo quando foi deputado em 2021 ter sonhado em colocar essa bola 7 na caçapa do meio.
Tá ruim de resolver
Pior é que com o estado do Rio estando em recuperação fiscal, a criação das secretarias não pode acontecer nem por decreto e nem mesmo em lei, votada pela Alerj. A não ser que outras sejam extintas e ainda não poderiam ter sido criados novos cargos. O jeitinho é essas pastas serem absorvidas por outras.
Mais uma
E aí pode também entrar na dança a recente Secretaria de Petróleo e Gás, desmembrada da de Desenvolvimento Econômico e que tem como titular Hugo Leal. Essa não entrou nesta ação de 2021 de Bomtempo e Luiz Paulo, mas é um pulo para também ser arguida judicialmente.
Amizade acabou
A gente lembra, à despeito da denúncia de extorsão feita pelo prefeito ao vereador que, num passado bem recente, Dudu e Bomtempo, após as chuvas, iam às comunidades juntos. Dudu era como um passaporte para o prefeito ser bem recebido em algumas localidades onde existia uma, digamos, má vontade com o chefe do executivo. Tanto que numa dessas excursões gerou um clássico dos memes em Petrópolis, vídeo viralizado nas redes: Dudu ao lado do prefeito apalpando os países baixos de um cidadão do Alto da Serra.
A conferir
Entendidos no assunto dizem que se for uma tentativa de vitimização essas últimas denúncias feitas e, agora, investigadas pelo Ministério Público, vai ser o tiro no pé mais emblemático da história interplanetária. Mesmo porque a investigação começa de um jeito, mas nunca ninguém sabe como vai terminar.
Sacudida no tabuleiro
Mas olha que capotada boa na política com consequências em Petrópolis: Waguinho é o novo presidente estadual do Republicanos. Se o Pastor Brito não apenas orar, mas vigiar, vai acabar trabalhando pra nominata em prol do vereador Dudu, apadrinhado de Waguinho. Sem contar que tem gente do partido já com a rescisão sendo confeccionada. Waguinho, prefeito de Belford Roxo, deixou o União Brasil depois de uma disputa por indicações de cargos no governo Cláudio Castro.
Vagas para pediatras
Essa é uma medida muito acertada. Considerando que o inverno faz subir os casos de doenças respiratórias, sobretudo nas crianças, o Hospital Alcides Carneiro abriu vagas temporárias para a contratação de pediatras. A ideia é que os profissionais atuem pelo menos por três meses reforçando as equipes.
Já acabou?
Um leitor da coluna lembrou bem: no primeiro ano de mandato nos feriadões de Carnaval e da Semana Santa os vereadores estreantes ‘mostraram serviço’ fazendo lives nas ruas, ‘fiscalizando’ e coisa e tal. Rolou até live direto de seus gabinetes. Nesta Páscoa vocês viram algum deles?
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadeoetropolis.com.br