Livro que aborda a paixão pelo futebol e a vontade de vencer será lançado em fevereiro

30/01/2023 10:49
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

“Futebol: mais que um esporte, uma paixão – vontade de vencer”, obra escrita pelo professor de Educação Física, Fábio Alves, será lançado no dia 10 de fevereiro, das 17h às 19h, na Livraria Nobel, localizada na Rua 16 de Março, e destaca dois temas intimamente ligados: o futebol e a motivação.

René Simões, treinador com mais de 40 anos de carreira, prefacia o livro, função que recebeu entre ‘entusiasmado’ e ‘honrado’, em suas próprias palavras. Técnico da Seleção Brasileira Feminina, medalhista olímpico de 2004 e técnico da seleção jamaicana, classificada para a Copa do Mundo de 1998, René exalta o passeio que o autor faz pelo esporte focando nos jogadores, técnicos, método, eficiência e produtividade.

“Em cada um deles Fábio Alves coloca com muita propriedade textos de falas de grandes nomes do futebol e também da literatura mundial”.

O autor vai de Napoleon Hill, que assina “A Lei do Triunfo”, livro considerado o primeiro tratado mundial sobre formação de líderes e até hoje uma das publicações mais estudadas do mundo, até Antoine de Saint-Exupéry, autor da obra-prima “O Pequeno Príncipe”. E deles Fábio Alves extrai a essência da junção de futebol e motivação que podem ser traduzidas em desejo ardente seguido de método, dedicação, decisão e determinação e a consciência e entendimento de que é necessário que o jogador visualize a amplitude do que pode conquistar.

“O Fábio nos leva a um passeio no túnel do tempo muito significativo e gostoso. Ele fala das origens do futebol, o início de sua organização pela criação da FIFA e relembra grandes seleções e feitos dos maiores jogadores de todos os tempos”, destaca René Simões.

Ao discorrer sobre a história do esporte, analisar seleções e buscar no ‘futebol de rua’ a essência do estilo marcante dos brasileiros, o professor de Educação Física mostra uma diferença na relação de treinadores e jogadores e também do torcedor da atualidade e faz uma analogia do esporte com o dia a dia de todo profissional e a motivação que todos precisam em suas carreiras. 

“Hoje temos uma mudança bem forte de comportamento. As pessoas não são passivas como antigamente. Hoje não conseguimos mais ensinar com a força da cadeira que ocupamos, mas ajudar aos que queiram ‘comprar a ideia’. Esse é o papel principal do treinador nos tempos modernos e desafiadores”, analisa o autor, cuja obra é indicada tanto aos jogadores, quanto a técnicos, professores e ao público em geral que curte futebol e quem precisa dar uma motivada na carreira e vida pessoal.

Tema da psicologia esportiva, a motivação presente no futebol, desde os treinos, nas competições ou apenas no lazer é trazida à obra ao passo que o autor discorre sobre três seleções, especificamente: a da Hungria, de 1954; a Holanda de 74 e a Seleção Brasileira, de 1982. Em comum, o fato de as três equipes terem perdido nas fases finais ou na final depois de jogos memoráveis apesar de serem consideradas francas favoritas. “Porém, ainda assim foram consideradas equipes lendárias do futebol pelo estilo de jogo apresentado e focamos, no livro, nestes modelos, em como foram montados, a motivação e o que foi obstáculo”, afirma Fábio Alves.

Foto: Reprodução

Últimas