Lixo e falta de vagas são problemas para os taxistas durante a Bauernfest

04/07/2016 16:10

A 27ª Bauernfest terminou no último domingo (03) e, apesar do público recorde, a tradicional festa alemã deixou um rastro negativo nas ruas do entorno do Palácio de Cristal: copos plásticos, papéis, espigas de milho, canudos e tecidos tomaram conta das ruas. A limpeza começou a ser realizada na manhã de hoje.

A sujeira e o mau cheiro atrapalharam principalmente os taxistas, que ficam no ponto na entrada da Rua Treze de Maio. Segundo eles, neste ano a quantidade de lixo atrapalhou o trabalho diário. 

“Esse problema foi constatado diariamente. No último fim de semana ficou ainda pior. O cheiro ruim desanimou muito. Apesar do aumento no movimento, posso dizer com certeza que prefiro os dias normais. Não ter que pisar em lixo para entrar no carro e ter a lixeira vazia sem insetos é bem melhor”, afirmou José Sales, de 52 anos, que trabalha no ponto há dez anos.

José afirmou ainda que o grande número de turistas ocasionou outros problemas. “As pessoas paravam nas nossas vagas e quando a gente avisava que não podia parar, eles ainda respondiam a gente. Acho que essa festa deveria ser transferida para o Parque Municipal, em Itaipava. Não é só o lixo que nos atrapalhou, o número de carros ficou absurdo e, apesar do grande número de pessoas nas ruas, elas pensavam duas vezes antes de pegar o táxi, porque sabiam o quanto demoraria para chegar no destino”, contou José.

O também taxista Leandro Kaizer, de 35 anos, há cinco atuando no ponto, disse que neste ano o lixo proveniente da festa dobrou. “Isso mostra a falta de educação de algumas pessoas que não pensam no próximo. Nós, que fomos obrigados a ficar perto da lixeira absurdamente cheia, é que sentimos o mau cheiro. Foi bem ruim essa experiência neste ano”.

A Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis informa que as barracas e estruturas da Bauernfest serão desmontadas ainda nesta semana. O trabalho já foi iniciado e deve se estender até sexta-feira. A Comdep iniciará o trabalho de recuperação dos jardins do Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e ruas no entorno da festa assim que as estruturas forem retiradas.

Sobre o trabalho de limpeza das ruas, a Comdep informou que, durante toda a festa, trabalhou com equipes que, em escala, garantiam o serviço 24 horas por dia. Durante toda a festa foram utilizados 4.600 sacos de lixo (cada um com capacidade para 200 litros). Assim que a festa terminou, na madrugada desta segunda-feira, equipes reforçaram o trabalho de limpeza e varrição em toda a área do evento. A Comdep também reforçou o trabalho de limpeza das margens dos rios. Esta ação deve ser concluída até hoje.



Últimas