Lobo-guará é resgatado após ser atropelado em Itaipava

24/06/2019 16:23

Equipes da Concer resgataram na manhã de domingo (23) um lobo-guará  que estava no acostamento da BR-040, no km 61, na altura do Catobira, em Itaipava. O animal tinha sido atropelado e foi levado pelos agentes para uma clínica veterinária conveniada em Juiz de Fora. Nos distritos, tem sido cada vez mais comum o aparecimento de animais silvestres em vias urbanas.

Na tarde dessa segunda-feira (25), segundo a Concer, o animal tinha sido medicado e estava estável. Aparentava estar ativo e conseguia se levantar e andar, e mais exames seriam feitos no decorrer do dia para verificar seu estado de saúde. Como o resgate foi feito em uma área de reserva da APA-Petrópolis, cabe ao ICMBio definir para onde o animal será levado após sua recuperação.

A protetora Ana Cristina Ribeiro, da AnimaVida, explica que esse fenômeno tem se dado, principalmente, por causa do desmatamento. “A quantidade de empreendimentos imobiliários está descaracterizando o bioma Mata Atlântica. O lobo-guará é um animal de cerrado, com a vegetação mais baixa. Como lá para o lado de Secretário e Pedro do Rio, onde foram feitos os primeiros avistamentos anos atrás”.


A protetora lembra de dois resgates de lobos-guará dos quais participou. A primeira foi de uma fêmea filhote que foi encontrada na Vila Rica, em outubro de 2012. Mas morreu pouco tempo depois do resgate, estava ferida, com uma fratura exposta e muito desidratada. O segundo, um macho adulto, ferido na pata traseira esquerda. Foi encontrado dentro da Cervejaria Itaipava, em Pedro do Rio. A pata foi amputada e ele foi levado pelo ICMBio para uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), em Barra Mansa, onde já havia uma fêmea da espécie. O lobo-guará é uma espécie com status vulnerável no Livro Vermelho do ICMBio, ou seja, com grau de ameaça de extinção. 

Dados da APA- Petrópolis mostram que de 2011 até agora, a APA registrou, pelo menos, nove lobos-guarás em centro urbanos. De acordo com a Concer, de 2015 a 2019, equipes da concessionária resgataram 58 animais silvestres na BR-040, todos encaminhados para tratamento veterinário. Destes que surgem nas margens da rodovia, 341 foram afugentados para áreas seguras.

Últimas