Lojas da Rua do Imperador, Rua Teresa e Bingen autorizadas a abrir no sábado

10/10/2019 14:00

O comércio do 1º Distrito, incluindo os polos de moda da Rua Teresa e do Bingen, estão autorizados a funcionar no feriado do próximo sábado (12), Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida. Para garantir a abertura das lojas, os empresários devem encaminhar o termo de homologação para o Sicomércio e para o Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis até a esta sexta-feira. A expectativa é que 50% das lojas estejam funcionando para receber o turista durante o fim de semana de feriado.

Leia também: Rua Teresa terá lojas abertas e mimo para os pequenos no Dia das Crianças

Leia também: Parque de Itaipava recebe festa com programação gratuita no Dia das Crianças

Leia também: Sesc tem programação gratuita ou com preço popular para comemorar o Dia das Crianças  

O presidente do Sicomércio e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, acredita que boa parte das lojas vão aderir à abertura das portas para o feriado. De acordo com ele, a medida atenderá a população de maneira quase total. “Acreditamos que terá bastante movimento no comércio geral, já que feriados no sábado costumam chamar um número grande de clientes, e com isso sempre há um número expressivo de lojas abertas. Esperamos que, pelo menos, 50% do comércio funcione, principalmente nas ruas Teresa e Aureliano Coutinho”, afirmou Fiorini, lembrando que o funcionamento das lojas de Itaipava está garantido em acordo. 

Para muitos comerciantes, o funcionamento durante o feriado é uma oportunidade de melhorar as vendas. A gerente de uma sapataria do Centro, Carla Muniz, de 56 anos, se diz otimista com o movimento do próximo sábado. “Muita gente aproveita a data para vir visitar a família, ainda mais esse ano que tiveram muitos feriados no sábado. Dia das Crianças geralmente é movimentado porque todo mundo quer comprar presentes pros pequenos, então achamos que este será bom para nós”, afirma.

Já Aline Castro, gerente de uma loja de roupas, acredita que é necessário abrir no feriado para driblar da crise financeira. “Esses feriados atraem muita gente, de dentro e de fora da cidadee. Com esse o intenso fluxo de pessoas, esperamos que o movimento renda em um dia, pelo menos, o que não rendeu em toda a semana. O movimento está baixo e a crise está aí, então não podemos deixar de abrir”, declarou.

As lojas de brinquedos são as que mais estão com expectativas positivas de vendas para este feriado. A comerciante e empresária Rosane Ferreira espera que haja um aumento de cerca de 20% do volume de vendas – em comparação com uma semana normal – até a próxima semana. “A procura está sendo quase a mesma do ano passado, praticamente o mesmo volume de vendas. O que mudou é que as pessoas estão procurando por presentes mais em conta”, disse ela, que é dona de uma loja especializada em artigos infantis no Centro.

Pelo histórico, nos últimos dois feriados nos quais o comércio abriu – Dia da Independência do Brasil e Dia do Colono Alemão – mais de 60% das lojas do Centro funcionaram, o que equivale a cerca de 400 lojas. “As lojas abertas são um atrativo para os consumidores, que podem continuar aproveitando as ofertas do comércio da cidade. Quanto mais estabelecimentos abertos para atender os clientes, mais visitantes atraímos para o município”, apontou Marcelo Fiorini.

Últimas