Lojas poderão abrir na segunda, mas experimentar peças e acessórios será proibido

15/06/2020 13:48

Começa na segunda-feira, dia 15, uma nova etapa da flexibilização do funcionamento das atividades econômicas na cidade. Mas quem pensa que, com a reabertura da maioria das lojas, a vida vai voltar ao normal, se engana. Além de manter a determinação de isolamento – as pessoas só devem sair de casa se necessário – a Secretaria Municipal de Saúde definiu uma série de regras que devem ser seguidas por todos os que retomarem as atividades. Nas lojas de roupas, calçados e acessórios será proibida a prova de peças. Além disso, caberá aos estabelecimentos assegurar o distancimento mínimo de 1,5 metros entre os clientes. Se isso não for possível, o responsável terá que organizar fila externa, controlando a entrada das pessoas. A fila também deve respeitar o distanciamento mínimo. 

As medidas seguem orientação de nota técnica da Secretaria de Saúde, que vem definindo, para cada setor, as regras de funcionamento. A intenção é preservar a saúde das pessoas e reduzir os riscos de disseminação do coronavírus. Nesta segunda-feira, são as atividades da linha amarela que retomarão o funcionamento. Estão incluídos aí o comércio ambulante; as agências de publicidade; lojas de vestuário, acessórios, calçados e afins; comércio de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos; imobiliárias; lojas de equipamentos de informática; escritório de contabilidade, advocacia e congêneres; joalherias e relojoarias; agências de turismo; estúdios de pilates/massagem e fisioterapia (com atendimento individualizado); salões de beleza e barbearias.

Na quarta-feira, a Prefeitura também acenou com a possibilidade de incluir nesta etapa os restaurantes, hotéis e pousadas, que ainda não tinham previsão para retomar as atividades. Hotéis e pousadas, embora não tenham sido proibidos de funcionar, estão desde o início da pandemia sofrendo os efeitos das medidas restritivas, já que pessoas de fora do município, mesmo sem sintomas de Covid-19, são barradas nas barreiras sanitárias. O governo municipal deve divulgar ainda nesta sexta ou sábado se as atividades serão autorizadas a funcionar na segunda-feira, determinando as regras para funcionamento de cada estabelecimento. 

Há atividades comerciais que ainda não estão incluídas nesta etapa da flexibilização. Segundo o Plano de Retomada do Comércio e Serviços, os segmentos não incluídos nas duas primeiras “ondas” de reabertura estão em análise. 

Leia também: Flexibilização não acaba com necessidade de isolamento, alertam autoridades

Últimas