Luis Miranda confirma que foi Ricardo Barros o deputado citado por Bolsonaro

25/06/2021 22:12
Por Daniel Weterman e Amanda Pupo / Estadão

Pressionado na CPI da Covid, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) afirmou que o presidente Jair Bolsonaro citou o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), como o parlamentar “no rolo da vacina” da Covaxin. Na versão de Miranda, Bolsonaro demonstrou saber da origem de um suposto esquema de corrupção na compra da vacina indiana ao citar o nome do parlamentar.

“Foi o Ricardo Barros que o presidente falou”, disse Luis Miranda em resposta à senadora Simone Tebet (MDB-MS), após uma série de insistências feitas por senadores para que ele citasse o nome do parlamentar. Miranda diz ter alertado Bolsonaro sobre irregularidades em reunião com o chefe do Planalto no dia 20 de março. De acordo com ele, o presidente da República afirmou que isso era “rolo” de um deputado.

Nas primeiras declarações, Luis Miranda alegou que não lembrava do nome citado por Bolsonaro. Depois, ao longo do depoimento, o parlamentar mudou a versão e disse que não poderia falar o nome. “E como é que eu provo se o presidente disser que estou mentindo?”, questionou Luis Miranda. “A senhora sabe que, se eu falar isso, eu vou ser perseguido”, afirmou o deputado à Simone Tebet. “Vossa Excelência não pode provar, mas nós podemos”, respondeu a senadora. O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) disse que apresentará um pedido para a CPI ouvir Ricardo Barros.

Últimas