Macaco encontrado morto no Vale dos Esquilos é encaminhado para análise
Equipe da Vigilância Ambiental recolheu nessa quarta-feira (4) mais um macaco morto. O animal foi encontrado na Rua Fernandes Vieira, perto do antigo ponto final do Vale dos Esquilos e tinha vários ferimentos, provavelmente causados por atropelamento. O animal já foi encaminhado para o Instituto veterinário Jorge Vaitsman, no Rio de Janeiro, para análise. Com este, subiu para 48 o número de macacos encontrados mortos e encaminhados para análise para verificação de febre amarela. Destes, 30 já obtiveram resultado negativo e apenas um, recolhido perto do Parque Cremerie, teve a a doença confirmada.
A Prefeitura informou que até agora também foi confirmado apenas um caso de febre amarela em humanos na cidade. O paciente, um morador do Rio que esteve no fim do ano no Vale das Videiras, teve alta em 18 de janeiro.
Em Petrópolis, já foram aplicadas 198 mil doses da vacina contra a febre amarela. A Secretaria de Saúde reafirmou que os macacos não transmitem febre amarela para humanos e que o animal é importante para apontar a presença do vírus em determinada região.
A Vigilância destaca que, no caso de alguém encontrar um macaco morto ou doente, não deve mexer no animal. A orientação é para que a pessoa tente preservar ou proteger o local onde ele foi encontrado para não comprometer a análise do material, e acione a Vigilância Ambiental pelo telefone (24) 2231-0841.