Mães da pandemia e outros temas

22/08/2020 00:01

 

Mães da pandemia. Mães de múltipla jornada. Com o medo e a incerteza atravessando o mundo… o mundo que levam nas costas. Os muitos trabalhos de Hércules. Confinamento, casa, comida, roupa, crianças impacientes, deveres de escola virtual, reuniões on-line, às vezes marido irritante, às vezes pais assustados. E, frequentemente, ainda, trabalho, para que na mesa haja pão. Mães da pandemia. Sem tempo para respirar. Arrastando-se ao longo do dia pesado, com olheiras e cansaços. Quero dar-vos hoje meu abraço. Entendam que a vontade de jogar tudo pro alto é normal. Não é desamor. É a mais profunda – e tantas vezes injusta! – exaustão. Vocês estão também precisando de colo – e, claro, de filhos e maridos que ajudem, de Estado que seja racional e as apoie. Daqui do meu canto, como não posso fazer muito, eu as abraço. Coragem, mães da pandemia. Heroínas. Podem sentar-se às vezes no chão do banheiro para chorar. Ninguém levará a mal. Podem protestar, cobrar respeito sincero e auxílio efetivo (e que eles venham!). Mas tentem lembrar. Vocês são lindas, vocês são fortes. Respirem. Resistam. Um dia tudo isso vai passar. Vocês vencerão.

 

A menina estuprada. Para mim, cristão batista, é repugnante ver a prostituição (deturpação, rebaixamento) da designação “evangélicos”. Já antes utilizada por mercadores da fé na oferta de “prosperidade” e venda de “milagres” de ocasião, foi aceita como descrição de gente que cultua cegamente políticos boçais e corruptos, defensores de ditadura e tortura. E agora, suprema torpeza, foi levantada como escudo por essa mesma gente – porque é a mesma gente, não se iluda – no ato absolutamente cruel, que nem a luta pró-vida autoriza, de vilipendiar a criança de 10 anos, vítima de estupro. Chamaram-na de “assassina”, porque ia praticar o aborto necessário, certamente terapêutico, previsto em lei. Disseram-na “prostituta”, porque, afirmaram vários deles, “se desde os 06 anos era abusada, era porque gostava”. Tamanha desumanidade, tanto desamor, definitivamente, podem ser qualquer outra coisa, mas nunca evangélicos, jamais cristãos. Ódios assim refinados, definitivamente, não tem parte com as coisas do Reino dos Céus.

Gratidão pela vida. Não tenho tudo que gostaria. Nem tudo que sonhei aconteceu. Muitas coisas ficaram pelo caminho. Houve perdas, incompreensões, maus-tratos até, muitas dores, derrotas sem nexo, pranto na madrugada. Sangrei, reguei de lágrimas o caminho. Mas estou aqui. Respiro. E sorrio. Conto nas cicatrizes os aprendizados e as vitórias silenciosas, as do dia seguinte, as que quase ninguém vê. Vejo as flores que angariei, que jamais colheria se não tivesse ido aos abismos que fui. As estrelas que conheci, que jamais teria contado se não tivesse suportado noites pesadas. E fico grato. Por cada ruga e cabelo branco que vieram de alguma peleja bem batalhada. Sou grato até pelos ossos, quando doem, porque foram muito exigidos, mas me levaram a paisagens extraordinárias. E contemplo o sol, com mil alegrias. Sou grato. Deus nunca prometeu vida fácil. Mas garantiu constância, cuidado, companhia. Jamais soltou minha mão. Sou grato. A vida vitoriosa não é o que a gente planeja, talvez nem o que se sonha. A vida vitoriosa é feita vivendo. Uma coleção de escaladas, tombos, superação e percalços. Um conjunto que parece desconexo quando vamos na lida. Quando em meio ao oceano teimamos com a bandeira da esperança alçada no mastro. Não foi em vão. Nada desperdiçado. Deus sabe o que faz. O quebra-cabeças sempre dá bom resultado. Cada dia vivido com Deus é uma linha que refulge numa esplêndida tapeçaria cujo mais belo arabesco só se vê ao final. Respiro. Estou vivo. Tenho meus fundos afetos. Por que lamentar o que perdi? Sou grato. E ainda há batalhas a travar. Sempre haverá. Por isso é bom lembrar as medalhas da vida. E ser grato. A gratidão é uma força imensa. Devemos praticá-la. Devemos cantá-la. Por isso te escrevo esta carta.

Últimas