Maio amarelo: cristalização gratuita

08/05/2018 11:02

Como parte da campanha Maio Amarelo, a CPTrans, em parceria com a seguradora Porto Seguro, vai oferecer gratuitamente a cristalização de para-brisas, que melhora a visibilidade. A promoção será realizada no próximo dia 18, de 10h às 17h, na Praça Dom Pedro. 

A expectativa é que, pelo menos, 50 veículos recebam a cristalização – procedimento que tem, em média, três minutos de duração. Para isso é essencial que o para-brisa esteja seco, requisito fundamental para a adesão do produto no vidro do automóvel.

A cristalização aumenta a visibilidade do motorista e, consequentemente, sua segurança em dias de chuva. Isso acontece porque ao contrário do que aparenta ao olho humano, a superfície do vidro não é lisa, ela apresenta uma superfície cheia de ranhuras ásperas, onde se infiltram as gotículas de água. Com isso, as luzes que penetram o vidro acabam ficando difusas para o motorista, distorcendo as imagens. Desta forma, a cristalização funciona repelindo a água, com uma camada protetora, plana, transparente e lisa, fazendo com que as gotas escorram para as extremidades.

“Essa iniciativa está estritamente ligada ao Maio Amarelo, uma vez que tem o foco na prevenção de acidentes. Esse serviço serve não apenas para os dias de chuva, uma vez que os vidros tratados se tornam extremamente lisos dificultando o acúmulo de poeira, sujeira ou outro produto que possa danificar o vidro do carro. A ação com a Porto Seguros também foi feita no ano passado, também durante o Maio Amarelo, e renovamos essa parceria para este ano, buscando sempre instituições sérias que, como a CPTrans buscam formas de diminuir os índices de acidentes”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.

As ações de conscientização da CPTrans já apresentam a redução de 30% no número de vítimas de acidentes de trânsito nos quatro primeiros meses deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Dados do hospital referência em trauma de Petrópolis, o Santa Teresa, indica que houve o registro de 345 entradas de vítimas na unidade de saúde em 2017, e em 2018 foram 242, uma redução de 103 vítimas neste prazo.

A supervisora administrativa da sucursal da Porto Seguro, Andrea do Amaral Duarte, responsável pela parceria com a CPTrans, explica que a seguradora busca se engajar em iniciativas que visem a redução de acidentes de trânsito. “O dado de um acidente é muito grande, não só o prejuízo do sinistro em si, mas a vida do cliente e da população como um todo. A cristalização dura em média seis meses é um serviço muito procurado e, por isso, estamos dando a possibilidade de qualquer pessoa o fazer gratuitamente na ação”, explica.

As atividades de prevenção continuam ao longo do mês. Um dos destaques da programação, além da caminhada que encerra as ações, programada para o dia 26 de maio, será a simulação do Corpo de Bombeiros, às 10h, na Praça D. Pedro, no dia 17. Um carro esmagado e uma motocicleta destruída estão expostas aos pés do Obelisco, um dos pontos de maior movimento do Centro da cidade. O Maio Amarelo é um movimento que nasce para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos em todo o mundo.


Programação

-11.05 – Blitz Educativa Animada na Praça D. Pedro, a partir das 11h 

-17.05 – Simulação de acidentes com o Corpo de Bombeiros, na Praça D. Pedro, às 10h

-18.05 – Cristalização de para-brisas, na Praça D. Pedro de 10 às 17h 

-18.05 – Blitz Educativa Animada na Praça D. Pedro, a partir das 11h

-25.05 – Blitz Educativa Animada na Praça D. Pedro, a partir das 11h 

-26.05 – Caminhada Maio Amarelo na Praça D. Pedro a partir das 14h. 

Últimas