Maioria dos taxistas de Petrópolis não adere à bandeira 2 em dezembro
Desde 2003, a lei municipal nº 6.019 autoriza a cobrança da bandeira 2 nos táxis da cidade em período integral, durante o mês de dezembro, com o objetivo de arrecadar o equivalente ao 13º salário da categoria. A medida é facultativa, e neste ano cerca de 80% dos taxistas disseram não aderir à cobrança.
Segundo a legislação, fica facultado ao taxista fazer a cobrança da bandeira 2 em qualquer horário até o dia 31 de dezembro. Mas segundo Bruno Dias, que é diretor da Associação dos Taxistas e representante geral da categoria, grande parte da classe optou não aderir pensando no valor alto que geraria ao passageiro. “A categoria não tem a obrigação de aderir, alguns optaram, mas a maioria está pensando no valor que iria gerar para o passageiro”, disse.
O município tem hoje cerca de 541 carros cadastrados, sendo seis adaptados para deficientes físicos. Atualmente, a bandeira inicial – que seria o valor mínimo da corrida – custa R$ 5,45. A bandeira 1 é cobrada em dias úteis das 6h às 21h. Já a bandeira 2, que é cerca de 20% mais cara do que a primeira, vale das 21h às 6h, e nos fins de semana e feriados a qualquer horário.
Leia também: Até 1,6 mil cães e gatos de Secretário ao Brejal receberão castração gratuita