Mais da metade dos brasileiros não lê livros, aponta pesquisa

Por Aghata Paredes | Foto: Divulgação/Redação Tribuna de Petrópolis

Mais da metade da população brasileira, 53%, afirma não ter lido livros nos últimos três meses, de acordo com a edição 2024 da Pesquisa Retratos da Leitura, divulgada na última terça-feira (19). Este é o primeiro levantamento da série histórica, iniciada em 2007, a registrar uma proporção maior de não leitores do que de leitores no Brasil.

O estudo, realizado pelo Instituto Pró-Livro (IPL) em parceria com o Instituto Ipec, revelou que o Brasil perdeu 6,7 milhões de leitores nos últimos quatro anos. Atualmente, 47% dos brasileiros com mais de cinco anos leem livros — impressos ou digitais — total ou parcialmente. Dentre esses, apenas 27% completaram um livro no período analisado.

A média de leitura também caiu: de 2,6 para 2,4 livros por trimestre, considerando partes ou obras inteiras. Quando contabilizados apenas os livros lidos integralmente, o número é ainda mais baixo: 0,82 por pessoa.

Mudança nos perfis

O declínio no número de leitores foi observado em quase todos os perfis demográficos, incluindo faixa etária, escolaridade, renda e status como estudante ou não. Apenas entre crianças de 11 a 13 anos e idosos acima de 70 anos houve estabilidade nos índices de leitura.

Embora as redes sociais e os influenciadores sejam apontados como importantes no consumo de conteúdos gerais, seu impacto direto na leitura é pequeno. A pesquisa mostra que apenas 8% dos leitores afirmaram que escolheram sua última leitura baseados em indicações feitas no YouTube, Instagram ou outras plataformas.

Foto: Divulgação/Instituto Pró-Livro (IPL)

Público leitor tem maior diversidade de atividades culturais

Além de revelar dados preocupantes sobre a leitura, o estudo mostrou que os leitores costumam ter uma rotina mais diversificada de entretenimento. Enquanto não leitores mencionaram, em média, 5,3 atividades em seu tempo livre, os leitores relataram 7,6, incluindo práticas culturais, sociais e esportivas.

Foto: Divulgação/Instituto Pró-Livro (IPL)

A Pesquisa Retratos da Leitura foi realizada com metodologia reconhecida pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe ( CERLALC) e serve como base para orientar políticas públicas de incentivo à leitura. O relatório completo pode ser acessado no site do IPL, e a apresentação está disponível no YouTube: https://youtu.be/xEhAuClkPfY 

Últimas