Mais de 2 mil famílias perdem direito ao Bolsa Família em Petrópolis, após análise do Governo Federal
No mês de fevereiro, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, informou que mais de 1,5 milhão de beneficiários que recebiam o Bolsa Família de forma irregular seriam retirados do programa. Em Petrópolis, 2.253 famílias tiveram o benefício cancelado durante o processo de averiguação, segundo dados da Secretaria de Assistência Social.
No município, houve uma redução de beneficiários do programa devido ao processo de averiguação cadastral de renda realizado pelo Governo Federal. Os benefícios foram cancelados por conta de divergência entre a renda declarada pelas famílias no CadÚnico e a renda contida em outras bases de dados da federação. Atualmente, Petrópolis tem 26.385 famílias beneficiárias do Bolsa Família.
Famílias que acreditam ter perdido o benefício de forma errônea podem recorrer da medida. Para isso, usuário deve atualizar o CadÚnico no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Feito isso, o Governo Federal irá analisar se o usuário tem direito ou não a participar do programa.
Brasil
A exclusão de mais de 1,5 milhão de famílias do Bolsa Família abriu espaço para a entrada de cerca de 700 mil famílias no programa. De acordo com o ministro Wellington Dias, essas pessoas cumprem os requisitos para receberem o Bolsa Família, mas não conseguiam ser alcançadas, o que exigiu do governo a busca ativa dos participantes.
Além da exclusão feita pelo governo, outra forma que reduz os pagamentos indevidos de benefícios são os pedidos voluntários de exclusão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que está disponível através do aplicativo do CadÚnico.