Mais de 20 mil pessoas já assistiram “Divertida Mente 2″, maior sucesso de bilheteria do ano no Brasil, no Cine Show Petrópolis

Por Aghata Paredes

Desde sua estreia em 20 de junho, a sequência aclamada da franquia da Pixar, ‘Divertida Mente 2’, tem conquistado um público significativo. Em poucos dias, o filme alcançou a marca de US$ 1 bilhão em bilheteria mundial, superando o recorde anterior conquistado por ‘Frozen 2’ (2019). Em Petrópolis, mais de 20 mil espectadores já lotaram o Cine Show Petrópolis para assistir à animação.

No mesmo padrão de sucesso do primeiro filme, “Divertida Mente 2” explora a complexa vida emocional de Riley, agora uma adolescente. A animação retoma a história com um salto temporal significativo, introduzindo novos desafios e emoções conforme Riley enfrenta as turbulências da adolescência. As já conhecidas emoções – Alegria (Miá Mello), Tristeza (Katiuscia Canoro), Raiva (Léo Jaime), Medo (Otaviano Costa) e Nojinho (Dani Calabresa) – agora precisam adaptar-se à chegada de novas emoções, incluindo a Ansiedade (Tatá Werneck), prometendo novas dinâmicas na sala de controle mental da jovem.

Foto: Divulgação/Pixar

Além de cativar o público jovem, o filme também tem despertado interesse entre adultos e profissionais da saúde mental. Para a psicanalista Vanisa Moret Santos, o sucesso da animação se deve, em parte, à maneira autêntica com que aborda questões emocionais complexas e, ao mesmo tempo, universais. “O filme trabalha o estranhamento do sujeito diante das mudanças corporais (espinhas, suor fedido, etc) associadas às novas formas de lidar com o desconhecido, os novos desafios e o desejo. Parecem novas emoções, mas a ansiedade expectante e o sarcasmo tão tipicamente adolescentes são formas de lidar com temores antigos, que já faziam parte da história do sujeito. Na adolescência, antigos temores retornam com mais força e agressividade, desencavando cenas traumáticas que, aparentemente, estavam resolvidas pelo esquecimento, ou isso que, em psicanálise, chamamos de recalque. O filme mostra imageticamente como o recalque acontece de uma forma primorosa”, explica.

A psicanalista ressalta, ainda, a questão da identificação em relação à personagem Ansiedade. “No mundo midiático, performático e imediatista em que vivemos, certamente, a ansiedade é a personagem protagonista, o que explica essa onda de identificações dos espectadores com essa emoção. Tempo para descansar, pensar, sofrer, criar, se divertir? Pra quê? O que importa é produzir, ser o melhor, superar limites a qualquer custo…Será…? Essa é uma grande questão que o filme parece deixar como reflexão sobre como lidamos e como respondemos ao que querem de nós”, conclui.

Ingressos e promoções

Às segundas e terças-feiras, todos aproveitam a meia-entrada nas salas Premium (R$ 12) e na sala Gold (R$ 22). Os ingressos estão disponíveis para compra através do site do Cine Show, pelo aplicativo oficial ou nos totens de autoatendimento (ATM) distribuídos pelo hall do cinema, localizado no 4º piso do Shopping Pátio Petrópolis. Confira a programação completa: https://www.cineshow.com.br/programacao/petropolis

Últimas