Mais de 400 professores, incluindo profissionais de Petrópolis, recebem homenagem pelo serviço prestado

08/11/2021 15:22
Por Redação / Tribuna de Petrópolis

Em reconhecimento à dedicação ao ensino de jovens e crianças, cerca de 400 professores que se destacaram na missão de educar foram homenageados em eventos realizados no último fim de semana nos municípios de Petrópolis, Resende, Barra Mansa e Volta Redonda, nas regiões Serrana e Sul fluminense.

A iniciativa foi do deputado estadual Sergio Fernandes (PDT), que tem projetos de lei voltados para a valorização da categoria. Ele aproveitou a oportunidade para discutir o futuro da educação e ouvir as demandas dos profissionais.

“Nossa preocupação vai do micro ao macro, até porque educação tem que ser política de estado. E é isso que temos buscado. Essas homenagens têm sido um singelo reconhecimento e incentivo a quem tem feito a diferença nessa geração. Na Alerj, seguimos lutando para aprovar propostas que tragam melhorias e incentivo aos profissionais da educação”, afirmou o deputado.

Nas homenagens a 120 professores de Petrópolis, realizadas no Sesc Quitandinha no último sábado (06), o prefeito interino, Hingo Hammes, ressaltou a iniciativa do deputado de prestar homenagens aos professores.

“Eu sou professor, minha mãe é professora. Sei da importância da educação e o quanto o ensino é vital! Essa iniciativa do deputado é uma oportunidade ímpar de agradecer ao empenho dessas pessoas que são fundamentais na formação daqueles que irão conduzir o futuro da nossa cidade”, disse.

Em nome dos homenageados, a diretora Poliana Santos Ferrarez Oliveira, destacou a satisfação em ver tantos profissionais tendo seus trabalhos reconhecidos.

“Ficamos muito felizes com as homenagens, e mais ainda por saber que temos representatividade e voz na Assembleia do Rio. Temos conseguido melhorias para a categoria e sabemos que muitas outras poderão vir através do empenho que o deputado Sergio Fernandes desempenhado”, afirmou Poliana.

Entre os destaques recentes na Alerj, o parlamentar fez parte do diálogo para o governo sancionar a lei que permitiu que professores de 16 horas migrassem para 30 horas semanais. No último dia 13 de outubro, conseguiu ter aprovação do projeto de lei 4.424/21, que corrige as distorções nas remunerações finais dos diretores de escolas estaduais. Pela proposta, o governo do estado pode considerar a carga horária de 40 horas para todos os servidores que integram a equipe técnico-pedagógica da rede estadual de ensino.

“Os profissionais de educação se reinventaram ao máximo e se doaram para, mesmo remotamente, garantir transferência de conhecimento e aprendizado às nossas crianças. São heróis. Admiro essa doação e, por isso, vamos cada vez mais discutir e buscar a valorização desses profissionais”, enfatizou o deputado.

Além do prefeito de Petrópolis, estiveram presentes autoridades e políticos locais, como o vereador Professor Wilson, de Resende; o vereador Tonico Coelho, de Três Rios, e o presidente do Instituto Rio Metrópoles (IRM), Bernardo Santoro.

Últimas