Mais de 500 alunos de Petrópolis participam do projeto “Escola Nota 10 da Lei Seca”

Projeto da Segov, que tem agentes PCDs vitimas de acidentes, estará em Teresópolis

22/04/2023 13:58
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

A conscientização sobre os riscos de associar álcool e direção apresentada a 564 adolescentes da rede estadual de ensino em Petrópolis esta semana, será levada a estudantes de Teresópolis entre os dias 24 e 27 deste mês. O projeto “Educação para o trânsito – Escola Nota 10” é realizado pela Secretaria de Estado de Governo – Segov, por meio de equipes que atuam em operações da Lei Seca. Durante as ações, agentes PCDs vítimas de acidentes envolvendo a temática álcool e direção, compartilham com os estudantes suas histórias, mostrando na prática as consequências da associação perigosa entre álcool e direção.

“É um projeto em que os adolescentes interagem com pessoas com deficiência que estão nesta condição hoje por conta de acidentes envolvendo álcool e direção. As histórias de vida dos PCDs são fortes e despertam imediatamente nos estudantes a reflexão sobre o tema, chamando cada um à responsabilidade. É um trabalho preventivo, incentivado pelo governador Cláudio Castro, para formação de condutores mais conscientes no futuro”, destaca o secretário de Governo, Bernardo Rossi.

“Me emocionei assistindo. Este trabalho é de extrema importância para os adolescentes. O depoimento dos agentes PCDs é muito forte, eles conseguem 100% da atenção dos alunos. Mesmo aqueles mais agitados ficaram atentos e são envolvidos pelas histórias. É um trabalho importantíssimo, não apenas porque em breve estes estudantes serão condutores, mas também para que eles levem esta conscientização para os pais, familiares e amigos”, destaca a diretora da Escola Estadual José Bonifácio, Monique da Cruz Cardoso de Souza, onde o projeto foi apresentado na última quinta-feira.

Em Petrópolis, a equipe esteve ainda no Ciep Gabriela Mistral, no distrito da Posse; no Ciep Candido Portinari, no distrito de Itaipava; e na Escola Estadual Cardoso Fontes, no Bingen.

Ao todo, 564 alunos de Petrópolis, com idade entre 16 e 18 anos, receberam as orientações.
Foto: Divulgação/Governo do Estado

O projeto é realizado em duas etapas. A primeira acontece dentro da unidade escolar, onde os alunos recebem informações sobre os riscos da condução de veículos após a ingestão de álcool. Durante a palestra, agentes PCDs compartilham suas histórias.

Nos intervalos de turno, os alunos participam do trabalho de conscientização aos condutores, em uma blitz de caráter educativa, com entrega de panfletos de conscientização. Para isso, é feita a montagem de uma fiscalização em via pública, com a mesma estrutura da Operação Lei Seca. Em Petrópolis 172 condutores foram abordados na blitz educativa.

“A Lei Seca é reconhecida pela fiscalização muito atuante no Estado do Rio de Janeiro. Mas também temos este braço educativo para conscientizar os futuros condutores, estimulando a responsabilidade no trânsito”, desta o secretário Bernardo Rossi.

Em Teresópolis, as ações serão realizadas na próxima semana em quatro escolas. Na segunda-feira (24), as atividades acontecem na CIA José Francisco Lippi, em Venda Nova; na terça (25) será a vez dos alunos do CE Fany Niskier, em Albuquerque; na quarta (26) a equipe estará no CE Edmundo Bittencourt, na Várzea, e na quinta (27), será a vez dos alunos do CE Higino da Silveira, na Várzea. As atividades acontecem nos turnos da manhã e da tarde.

Últimas