Mais de 70% dos testes para Covid-19 realizados em Petrópolis deram negativo

10/07/2020 18:38

Das 10.775 testes para Covid-19 realizados no município até esta sexta-feira, 7.847 tiveram o resultado negativo. Este número representa cerca de 72% do total. Nas últimas 24 horas foram feitos 512 testes, 56 deles com resultado positivo ( segundo a Prefeitura, 40 foram notificados à Vigilância Epidemiológica). Há, ainda, 55 casos suspeitos em análise. Petrópolis contabiliza, desde o início da pandemia, 120 mortes pela doença e há outros cinco óbitos suspeitos em análise.

Segundo os dados divulgados diariamente no boletim epidemiológico, que apresenta o número total de testes PCR e testes rápidos realizados no município, dos mais de 10 mil testes desde o início da contagem, 2.873 tiveram resultado positivo. Destes, apenas 1.827 foram notificados à Vigilância Epidemiológica. 

Leia também: Flexibilização das barreiras sanitárias vale também para ônibus e vans de turismo

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que o total de casos confirmados é referente a mais de 100 dias, desde o primeiro caso de covid notificado no município, em março. “Números referentes aos resultados positivos apontam pessoas que, em determinado momento, foram contaminadas e desenvolveram sintomas ou, simplesmente, tiveram contato com o vírus e não souberam”, informou. O governo insistiu em dizer que “não há, hoje, esta quantidade de pessoas infectadas na cidade”. O número, diz a Prefeitura, traz apenas quantos testes mostraram resultado positivo para a doença e leva em conta que grande parte das pessoas testadas já não possui e nem transmite mais o vírus. O município, no entanto, não informa quantas são as pessas que de fato têm e que ainda podem transmitir o vírus. A Prefeitura frisou que nem todos os casos testados são notificados à Vigilância Epidemiológica, por não se enquadrarem nos “critérios epidemiológicos”. 

Segundo a Secretaria de Saúde, há 565 pessoas recuperadas do coronavírus no município. Este número se refere aos casos notificados à Vigilância Epidemiológica e que foram acompanhados pela Epidemiologia. São casos relativos às pessoas que estiveram internadas nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.

Nesta sexta-feira, há 83 pessoas internadas nas unidades de saúde no município com suspeita ou confirmação para a Covid. São 44 internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 39 em leitos de clínica médica. Segundo o monitoramento da Saúde, hoje o município contabiliza pelo SUS 30,36% dos leitos clínicos e 28,69% de UTI ocupados com pacientes infectados com coronavírus.

Últimas