Mais de 70 mil toneladas de detritos são retirados das ruas da cidade
O trabalho de diferentes órgãos tem sido constante desde o dia 15 de fevereiro em Petrópolis, mas um dos serviços que se mostrou mais essencial foi o de limpeza pública. Desde o dia do temporal, profissionais da Comdep já removeram mais de 70 mil toneladas de entulho das ruas da cidade. Para garantir uma agilidade maior nos trabalhos, segundo a Prefeitura, as equipes passaram a atuar também durante a noite, além da possibilidade de remover detritos em residências atingidas por deslizamentos.
De acordo com a Comdep, cerca de 70 famílias que tiveram suas casas atingidas por deslizamentos já receberam apoio da Companhia para remoção de barreiras. O serviço pode ser solicitado pelo telefone 2292-9500.
Operação noturna
Há pelo menos quinze dias, equipes da Comdep têm atuado 24 horas por dia na limpeza da cidade. Nesta semana, a Estrada da Saudade recebeu operação de limpeza noturna e pelo menos 35 caminhões de entulho foram retirados da região. As equipes usam reboques, retroescavadeiras e caminhões para otimizar o trabalho.
Remoção de pedras continua; Rua Nova continua sem previsão
O trabalho de remoção de pedras continua nas áreas mais atingidas. Nesta quarta-feira, foi feito o desmonte de aproximadamente 20 toneladas de rochas na Rua Primeiro de Maio, próximo à Praça Pasteur.
O secretário de Defesa Civil, Gil Kempers, explicou que a técnica utilizada foi a detonação exotérmica, um produto autorizado e fabricado pelo Exército. Para garantir a segurança durante o desmonte, os moradores foram afastados cerca de 50 metros do local da explosão. O trânsito também ficou interrompido no local durante o trabalho.
Além da Rua Primeiro de Maio, desmontes foram feitos na região do Caxambu, na Rua Bartolomeu Sodré e estão fazendo as intervenções no Morro da Oficina, no Alto da Serra, com o desmonte de 125 toneladas de rochas.
Enquanto isso, localidades como 24 de Maio e Rua Nova ainda aguardam pelo mesmo serviço. Os moradores foram retirados das residências na semana da tragédia, mas já há relatos de pessoas que retornaram às casas.
29 vias já foram desobstruídas; 6 seguem interditadas
Até o momento, foram liberadas 29 vias que estavam bloqueadas na cidade. Após a limpeza, uma das principais vias de acesso ao centro da cidade, a Rua Washington Luiz, foi aberta parcialmente nesta segunda-feira (8) para passagem de ônibus, táxis, vans escolares e moradores. A Via segue fechada para carros particulares.
Além da interdição parcial na Washington Luiz, há outras seis vias que continuam totalmente bloqueadas. No Centro, são duas: Rua do Túnel e Rua Barão das Águas Claras. No Alto da Serra, a Estrada do Paraíso e a Rua Carmen Ponte Marcolino seguem interditadas. Já no Itamarati, a Rua Gregório Cruzick está com o acesso bloqueado e a Avenida Portugal, no Valparaíso, também segue interditada.