Mais de 70 ônibus estariam sem condições de circular
Completa hoje uma semana que a prefeitura anunciou que a CPTrans reprovou 87% dos ônibus da Petro Ita. Jogou assim o percentual, sem falar qual é a frota da empresa. Pois bem. Seriam 87 ônibus no total, incluindo os reservas, operando 52 linhas. E por que é importante transformar o percentual em número real? Porque dá uma ideia bem melhor do problema. Assim, 5% apenas seriam ônibus aprovados, o que perfaz apenas quatro veículos. Isso considerando a frota total, já que não sabemos quantos hoje são reserva ou estão em manutenção (se é que a empresa tem reserva). Outros 8% foram aprovados com restrição, que seriam sete ônibus. Fazendo essa conta à grosso modo, seriam 76 ônibus circulando sem condição.
E pagaram?
A prefeitura disse que notificou a empresa para regularizar a situação, senão vai multar. E ainda disse que entre 2022 e os primeiros meses de 2024, a CPTrans aplicou mais de R$1,6 milhões em multas à Cascatinha e a Petro Ita, um total de quase cinco mil infrações registradas neste período. Mas, aí cabem as perguntas: multou e resolveu? E elas pagaram? Se pagaram o que foi feito com o dinheiro?
Responsabilidade
E aí vale também a observação: esses 76 ônibus não ficaram sem condições de circular de um dia para outro. A depreciação da frota foi acontecendo ano após ano sem a substituição dos carros. Agora toma esse volume e a olhos vistos porque todo dia é uma penca de ônibus quebrados e acidentes sendo registrados. Mas a responsabilidade de ter deixado chegar a esse ponto é da prefeitura que não manteve as empresas sob rédeas curtas.
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 30 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Cruzes!
Moradores da Barão do Rio Branco denunciaram à CPTrans o uso até dos canteiros – além da parada irregular nas pistas da via – como carga e descarga comercial. Só que a CPTrans apenas transferiu o problema e disse que é questão de posturas, com a Secretaria de Segurança. Serviços e Ordem Pública. Será a gestão e fiscalização de trânsito foi transferida para a SSOP?
Faça o que eu digo…
… mas, não faça o que eu faço. A prefeitura assinou termo de cooperação com a OSCIP planetapontocom para executar o programa ‘Esse Rio é Meu’ em 190 escolas. A meta é transformar 35 mil crianças e jovens em protagonistas na recuperação e conservação dos rios próximos às suas escolas. Mas, a própria prefeitura não cuida dos rios. As lixeiras colocadas às margens dos cursos de água deviam ser proibidas. Muitas vezes destampadas, chove e aquele chorume escorre para a água. Sem falar no acúmulo de detritos ao lado das lixeiras (quando ficam lotadas) caindo dentro dos cursos d’água junto com entulho que as pessoas também jogam no entorno.
Corre, gente!
Pessoal tá correndo horrores para finalizar a reforma do Theatro Dom Pedro – aquela iniciada em 2019. A ordem é acelerar para que o prefeito consiga inaugurar antes do período eleitoral que veda a entrega de obras públicas.
Alcidizinho
Falando em entregas, a prefeitura inaugura amanhã, em Pedro do Rio, a Unidade Pré Hospitalar do Hospital Alcides Carneiro. Vai ser batizada com o nome do ex-vereador Vadinho, mas ganhou um apelido que vai pegar: Alcidizinho. É um complexo de saúde com funcionamento de 24 horas.
Estilo
Caso nossos queridos políticos não tenham notado isso, o Alcidizinho é um bom exemplo de como faz as coisas o prefeito Bomtempo: estilo moita. Vai fazendo aqui e ali, sem alarde e quando se dão conta, tá o homem inaugurando uma porção de coisas.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br