Mais de duas mil crianças aguardam vagas em creches do município

13/05/2019 15:50

Mais de duas mil crianças de zero a três anos aguardam vagas em creches administradas pela Prefeitura. A falta de unidades para atender a essa demanda é alvo de uma ação civil pública proposta pela Promotoria de Justiça da Infância e Juventude no ano passado. A intenção é celebrar um acordo com a Prefeitura que deverá se comprometer em criar vagas para a rede municipal. Em três anos, nenhum Centro de Educação Infantil (CEI) foi inaugurado pelo município.

Leia também: Prefeitura procura espaços no Centro e nos bairros para instalação de novas creches

Leia também: Ajudinha da tecnologia para troca de experiências com brasileiros que vivem no exterior 

“Pela Meta 1 do Plano Nacional de Educação, até 2020 todas as crianças nesta faixa etária devem estar matriculadas. Em Petrópolis, a meta não está muito longe de ser atingida caso a rede seja ampliada. Ainda temos muitas crianças fora das unidades e para mudar esse quadro é preciso que os investimentos sejam feitos”, disse o promotor Vicente Mauro Júnior. No site da Prefeitura é possível encontrar a lista de espera por vagas nas creches.

Nesta semana, em um encontro com representantes da Prefeitura, o promotor e o juiz da Vara da Infância Alexandre Teixeira, o município apresentou um plano de ampliação da rede com adaptações de unidades e instalações de novos centros de educação infantil. Segundo o promotor, esse documento deverá ser apresentado oficialmente e, se aprovado, o acordo será firmado.

Leia também: Estudantes podem renegociar Fies com Banco do Brasil pelo celular

“O que nós queremos é que o que for celebrado seja cumprido, que não fique apenas na promessa. Por isso, a celebração desse acordo é importante para que possamos cobrar do município que as ações sejam realizadas”, comentou o promotor. Ele explicou que aguarda um posicionamento da Vara da Infância que deverá dar um prazo à Prefeitura para entregar o documento com as propostas de ampliação da rede. 

No ano passado, a Prefeitura anunciou a implantação de creches em dois imóveis que pertenciam ao governo do Estado: Escola Augusto Meschick, na Rua 24 de Maio, no Centro, e no Ciep do Independência. As obras na unidade do Centro estão em fase final e a previsão é que em breve a creche esteja atendendo as crianças. O CEI deve atender cerca de 80 crianças.

Já onde funcionou o Ciep, as intervenções ainda não começaram e não há previsão de quando será inaugurada. No imóvel, uma faixa foi instalada pela Prefeitura anunciando a implantação do Centro de Educação Infantil. O prédio tem sinais de abandono, com lixo e muito mato. É possível também encontrar infiltrações e problemas na pintura.


Últimas