Mais de mil pessoas participam do Setembro Vascular na Praça da Liberdade

26/09/2017 17:50

Mais de mil pessoas participaram hoje (26) das atividades do Setembro Vascular realizado na Praça da Liberdade, no Centro Histórico. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e ofereceu aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação médica e exame de ecodoppler para quem estava agendado. Também foi montada uma artéria gigante onde as pessoas recebiam orientações sobre os cuidados sobre a saúde vascular.

"O objetivo da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular é alertar a população sobre as doenças vasculares que não apresentam sintomas e diagnosticá-las precocemente", disse o diretor da seccional serrana da SBACV, Eduardo Loureiro. "Fazer exercícios físicos, controlar o peso e cuidado com a pressão são as principais dicas para evitar problemas vasculares", frisou.

Esta foi a primeira vez que o evento aconteceu em praça pública, nas outras edições o Setembro Vascular foi realizado em unidades de saúde da rede pública do município. Quem compareceu ao evento teve que ter paciência. A fila começou a ser formar antes das 7h da manhã e os atendimentos começaram às 9h. A fila dava voltas na praça que ficou lotada de pessoas de todas as idades procurando atendimento. "Cheguei aqui 8h30 e já tinha muita gente esperando", contou a aposentada Renata Costa, de 60 anos.

A agente comunitária de saúde, Ester Ferreira Ribeiro, de 37 anos, também participou do evento. Ela estava agendada para fazer o exame de ecodoppler e elogiou a iniciativa. "A equipe do posto de saúde do meu bairro me ligou na segunda-feira dizendo que o exame estava marcado para hoje (26), estava aguardando há um mês", contou. 

O diretor da seccional serrana da SBACV, Eduardo Loureiro fazia as avaliações das pessoas e quem tinha indicação pode marcar o exame. "É preciso fazer uma avaliação e ver se há necessidade de fazer ou não o ecodoppler. Quem estava agendado já havia passado por esta avaliação", explicou. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o acidente vascular cerebral (AVC), que ocorre devido à obstrução das carótidas; e a diabetes, que causa obstrução dos vasos das pernas, são as doenças que mais matam no mundo. O diabetes, o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo, a hipertensão além da hereditariedade estão entre os fatores que mais contribuem para a prevalência dos problemas vasculares.



Últimas