Mais prática, menos burocracia: passeio turístico começa a ser implantado, mas ainda sem regulamentação
Dessa vez o trabalho prático saiu na frente do burocrático. Nesse último fim de semana, com o feriado de carnaval, começou a ser implantado o serviço de passeio turístico com veículos no município. Mas, sem regulamentação, ainda não se sabe ao certo como funcionará o novo atrativo turístico. Já as charretes elétricas que vão substituir as vitórias por tração animal, ainda não tem nem previsão de quando serão implantadas.
Esse segundo serviço, que foi autorizado pelo decreto nº 1.029/19, determina que as charretes por tração animal, extintas desde março de 2019, sejam substituídas por uma “Vitória Elétrica”, uma espécie de carruagem de estilo vitoriano movida a motor elétrico. Mais de um ano após a autorização, a única empresa que se enquadrou nos quesitos para oferecer o serviço – a empresa Carruagens Elétricas – ainda não começou a operar na cidade. A Prefeitura afirma que esse passeio turístico que começou a ser implantado em caráter experimental no fim de semana não tem relação com o serviço das vitórias, para o qual há regras específicas em função de todo o processo realizado após o plebiscito, em 2018.
As charretes por tração animal foram regulamentadas pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), um pedido, inclusive, da Defensoria Pública. Os cavalos eram registrados e os proprietários cumpriam uma série de exigências sanitárias e até veterinárias que garantiam a saúde dos animais que trabalham no serviço. A falta de regulamentação deixa em aberto inclusive as regras de segurança que devem ser cumpridas para a prática do serviço.
Já o passeio turístico que começou a ser implantado no último fim de semana também depende de regulamentação. Nem mesmo o trenzinho que funciona há anos na Rua da Imperatriz, em frente ao Museu Imperial, há a certeza se é regulamentado. A Prefeitura afirma que o serviço está sendo feito em caráter experimental e será regulamentado. Mas não ainda há previsão de quando será feito.
Do dia 12 a está quarta-feira (17), começaram a circular pelas ruas do Centro Histórico quatro modalidades de veículos: tuk tuk motorizado, carro antigo, jipe e trenzinho. Também havia previsão de passeio em carruagem elétrica, mas, segundo a CPTrans, este foi suspenso por problemas técnicos (o veículo passa por manutenção). Nesta primeira fase de implantação, os percursos dos jipes e carros antigos podem se estender até o Palácio Quitandinha. Alguns também fazem parada no Trono de Fátima.