Marca petropolitana de roupas é pioneira no estilo sem gênero
Uma sweatshirt de moletom foi a primeira peça da marca Nickname®, pioneira no estilo genderless – sem gênero – no país e que foi idealizada pelo casal petropolitano Marcelo Moraes e Lorena Lelis. A coleção piloto, lançada em 2014, é a realização de um sonho antigo que foi idealizado por meio da parceria. Neste ano, a coleção outono/inverno, intitulada Murph é uma referência ao nome da protagonista do filme Interestelar que foi a inspiração da dupla. No último mês, a marca ganhou status a nível nacional quando foi considerada pela Revista Elle, uma entre as duas promessas do estilo genderless, do Brasil.
Apesar de ser um sonho antigo de Marcelo e os primeiros desenhos terem sido feitos por ele ainda em 2000, 16 anos atrás, o lançamento da primeira coleção piloto aconteceu apenas em 2014. Quem deu vida às criações foi Lorena, a designer de moda abraçou a ideia e firmou parceria não só nos negócios. "A Nickname foi uma ideia que surgiu quando eu ainda era criança. Eram apenas rabiscos, mas com a junção de força e as ideias da Lorena, minha namorada, foi possível cultivar esse sonho", diz.
Antes de entrar para o ramo genderless, a jovem dupla, ele 22 anos e ela 20, produzia artigos esportivos e casuais como agasalhos e t-shirts. Questionado sobre o motivo da escolha do segmento, que está sendo introduzido aos poucos no Brasil, ele disse que o amadurecimento dos conceitos da moda street wear vem sendo formado a partir de um novo olhar sobre as pessoas. “Essa macro tendência vem sendo concretizada há alguns anos e seu objetivo é o conceito de igualdade não só de gênero, mas de liberdade de expressão, salários iguais, posicionamento no mercado e na sociedade. O conceito sem gênero ainda é muito criticado aqui, no entanto, existe um grande grupo visionário que deseja mudar esse cenário de rótulos”, afirmou Lorena.
A moda que não distingue gênero ainda é muito desvalorizada no Brasil, esse prejulgamento com as roupas genderless já bateu à porta de Marcelo que usa as peças da sua coleção. "O preconceito é constante, pois se trata de um desconhecimento arraigado em uma sociedade conservadora como a do Brasil, e muitas pessoas ainda têm e terão dificuldade para entender os ideais genderless. Ainda assim, continuaremos progredindo no conceito que "roupas" são "roupas" e não definem caráter ou personalidade ou sequer gênero, pois mesmo nesse ambiente conservador encontramos um público pesquisador e visionário que tem uma mente mais aberta para o futuro", acredita Marcelo.
Lorena concluiu a graduação na Universidade Estácio de Sá no fim do ano passado. Mas, ambos são pesquisadores e criadores no desenvolvimento das coleções. O lançamento do e-commerce está previsto para 2017, mas as novidades da Nickname podem ser acompanhadas pelas redes sociais: Instagram @nicknamebrasil e Facebook /nicknamebrasil.