Maus-tratos: cão é resgatado amarrado e com focinheira em rua do Centro Histórico
Mais um caso de crueldade e maus-tratos contra animais foi registrado nesta semana em Petrópolis. Um cão foi resgatado pelo grupo Proteção Cão Amor após ter sido abandonado amarrado por uma corrente enferrujada e amordaçado por um focinheira. Testemunhas disseram que o cão foi jogado de um caminhão de mudança, próximo a Rua Monsenhor Bacelar, no Centro. O Proteção Cão Amor busca imagens em câmeras de segurança nas proximidades para tentar identificar o autor do abandono.
A protetora Andrea Santos, conselheira do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, contou que o animal estava muito magro, com fome, sede e assustado. Após o resgate ele foi levado para uma clínica veterinária, passou por exames e passa bem. “Solicitei a Cobea as imagens das câmeras perto e no trajeto, para que a multa de maus-tratos seja aplicada e toda a lei seja cumprida. Informo que só nas duas últimas semanas houve três abandonos no Centro, e continuo aguardando uma posição da Cobea”, disse.
Na última semana, a protetora contou que fez resgates de filhotes de cachorro em frente na Praça da Inconfidência, e gatos ao lado do prédio dos Correios, ambos no Centro da cidade. “Acredito que quando identificarmos as pessoas que abandonaram e for aplicada a lei o número de abandono diminui. Claro que com a castração acontecendo, mais antes de abandonar covardemente o ‘tutor’ vai tentar ajudar”, disse Andrea.
Em resposta à Tribuna, a Cobea informou que está ciente da situação e já solicitou as imagens para identificar os responsáveis pelos animais. A Cobea disse ainda que desde o início da atual gestão interina mantém reuniões periódicas com os protetores e uma atividade intensa de vistorias e ações de resgate que são solicitadas.