Medidas de isolamento ajudam a reduzir o número de acidentes de trânsito em Petrópolis

07/05/2020 11:20

Com redução na quantidade de veículos e pessoas nas ruas, o número de vítimas de acidentes de trânsito no município despencou nos últimos 45 dias em que foram adotadas as medidas de isolamento social para combater o novo coronavírus. Segundo dados da Sala de Trauma do Hospital Santa Teresa, em abril houve redução de 53% no número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, comparado a abril do ano passado.

Em abril deste ano, o HST atendeu 45 acidentados, enquanto no ano passado foram 97 pessoas. Ao todo, nos primeiros quatro meses deste ano foram atendidas 245 vítimas de trânsito no HST, número 27%  menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram 336 vítimas. No comparativo com o ano anterior, a redução em 2020 teve início em março e abril, meses em que passaram a valer os decretos que determinam o distanciamento social. 

Dos pacientes atendidos nestes primeiros meses, a maior parte é de vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, foram 135 vítimas, cerca de 45% do total. Em seguida, são os acidentes envolvendo colisões com carros, foram 68 vítimas deste tipo de acidentes. E vítimas de atropelamentos foram 42 desde o início deste ano. 

O HST é referência no atendimento a pacientes de trauma. Em abril, além de vítimas de acidentes, o hospital atendeu pacientes que deram entrada por quedas (21), agressão (5), ferimento por arma de fogo (1) e outros (3). 

A maior parte dos pacientes recebe o primeiro atendimento pelo Corpo de Bombeiros. Das 82 pessoas atendidas em abril, 65 foram atendidas pelos bombeiros. Outras 9 pela Concer, 5 pelo Samu e 3 chegaram por meios próprios. Sendo 71 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros 11 pacientes de convênios particulares.

Leia também: Enfermeiro conta sobre os desafios e as pequenas vitórias na recuperação de pacientes com Covid-19

Últimas