Medo e insegurança: moradores do Bonfim, em Petrópolis, relatam preocupação constante com rolamento de pedras

21/04/2023 17:30
Por Helen Salgado

Após o rolamento de uma pedra que atingiu o quintal de uma casa na Servidão Zerilda Monteiro, no Bonfim, moradores da região seguem com medo de outros blocos rochosos que estão soltos no morro.

Leia também: Com chuva, pedra rola e atinge quintal de casa no Bonfim, em Petrópolis

Embora a Defesa Civil tenha realizado uma avaliação na área afetada e interditado os imóveis que foram atingidos pelo bloco rochoso ou por fragmentos do bloco, os moradores pedem a quebra dessas rochas, para que possam voltar às suas casas.

José Roberto Martins, mais conhecido como Betinho, é líder comunitário do Bonfim e tem acompanhado a situação. “Estou esperando a Defesa Civil e os órgãos competentes para fazer a averiguação no local e levar um especialista que trabalha na Comdep, que tem feito uns trabalhos de quebra de pedras”, conta.

Foto: José Roberto Martins

Reginaldo Venâncio, funcionário da Comdep, a pedido de José Roberto, já esteve na localidade para verificar de perto a situação. Segundo José Roberto, o profissional consegue fazer o trabalho de desmonte das duas pedras soltas.

“No meu entender, precisamos de uma força conjunta da Prefeitura, geólogo, engenheiro, Secretaria de Obras, Defesa Civil para fazer o procedimento de destruição dessas pedras porque há possibilidade”, afirma o líder comunitário.

Além disso, após o desmonte das duas pedras, José Roberto lembra também que será necessário escorar uma outra rocha que está localizada mais na parte de cima do morro.

De acordo com Reginaldo, cada uma das pedras pesam cerca de duas toneladas. “As pessoas que moram mais lá embaixo estão preocupadas, com certeza”, relata.

Questionada, a Defesa Civil não deu resposta sobre o desmonte das duas pedras que estão soltas no morro.

Famílias estão recebendo o Aluguel Social

A Defesa Civil de Petrópolis informou que as famílias foram encaminhadas para a Secretaria de Assistência Social e já estão devidamente cadastradas para recebimento do Aluguel Social.

Últimas