Mesmo com reabertura, interesse na decoração das casas voltou a ganhar força em Petrópolis

26/09/2021 14:23
Por Redação / Tribuna de Petrópolis

Reconexão com o lar. É assim que tem sido este período da pandemia provocada pela covid-19. Diante do cenário de clausura, as pessoas literalmente “voltaram” para casa e sentiram uma enorme necessidade de deixá-la mais aconchegante. Afinal, ela se tornou ambiente de lazer, local de trabalho e refúgio. Isso motivou pequenas reformas e muitas mudanças na decoração.

Um levantamento do Twitter já no primeiro semestre de 2020, apontou que as buscas relacionadas à decoração na pandemia cresceram 30%. Enquanto as pesquisas por dicas, tutoriais e projetos DIY (faça você mesmo) tiveram aumento de 112%.

Na prática as principais mudanças ocorreram nos ambientes de convívio, ou seja, onde a família passa a maior parte do tempo, como sala e cozinha, por exemplo. Mas os escritórios também foram repaginados. Assim como as varandas e jardins para quem mora em casa.

Percebendo essa demanda, um casal petropolitano decidiu abrir a Casa da Arte, em Itaipava. A ideia, além de atender o público que ainda procura realizar mudanças em casa, é divulgar a arte. O local conta com um acervo composto desde peças clássicas e repetições de pintores famosos, até móveis rústicos e fontes para jardins.

O espaço tem reproduções de esculturas como a famosa Vênus, descoberta na ilha grega de Milo em 1820 e atualmente exposta no Museu do Louvre. Também a deusa grega Nike, conhecida como Vitoria da Samotrácea. Também apresenta um acervo de telas famosas como a Santa Ceia de Juan de Juanez e o nascimento de Cristo “A Natividad”, pintada em 1609 por Caravaggio e desaparecida desde 1969, após ter sido roubada pela máfia Italiana.

A Casa da Arte procura também valorizar os artistas contemporâneos e locais, apresentando vasos e filtros de cerâmica pintados à mão e móveis reconstruídos por designer a partir de peças antigas.

Últimas