Métodos de musculação: se bem feita, atividade produz bom resultado

07/03/2020 14:15

Os diversos métodos de musculação foram desenvolvidos com o objetivo de melhorar as valências físicas do corpo humano de acordo com o objetivo e necessidades de cada um, seja na prática esportiva e/ou atividade funcional. Em geral visam melhorar os níveis de força física e hipertrofia. Os métodos mais conhecidos que produzem respostas metabólicas satisfatórias enfatizam cargas pesadas em que o indivíduo não suporte fazer mais de 12 repetições ou chegue a falha concêntrica. Ou seja, pesado o suficiente que chegue ao limite do músculo sem causar lesão. É preciso bom senso para fazer isso.

Os mais conhecidos são 10 repetições Máximas, superlento, isométrico, crescente e decrescente. Todos produzem respostas metabólicas satisfatória com pouca diferença entre eles. Foi isso que Paulo Gentil (2006) e colaboradores quis saber ao selecionar sete jovens com experiência em musculação durante dois anos testando aleatoriamente cada método através da relação ao lactato sanguíneo antes e logo após cada série. A conclusão foi que todos os métodos produziram aumento significativo nos índices de lactato sanguíneo com pouca diferença entre eles.

Lembram que no artigo anterior falei que variar exercício para o mesmo grupo muscular não faz diferença nenhuma? e não faz mesmo. Agora, os métodos de musculação pode ou não fazer dependendo da via metabólica que se deseja treinar em hipertrofia sarcoplasmática ou miofrilar. Assunto para depois. O fato é que. assim como na corrida quem deseja melhorar seu “pace” tem que treinar duro, na musculação quem deseja melhorar a força e/ou aumentar a massa muscular tem que pegar pesado.

Vai Fazer o que quando ficar velho? – o que você vai ser quando ficar velho? ou melhor… Como você quer ficar velho? Um velho com a caixinha de remédio cada vez mais cheia? Vai colecionar receitas médicas? Um velho com a idade do Condor? dói aqui… dói ali… a única certeza que temos é que ninguém “fica para semente”, como dizem os antigos. Mas por que correr o risco de ter uma velhice cheia de artrite, obesidade, ser hipertenso, ficar diabético por falta de cuidado se podemos fazer qualquer exercício físico, fazer exames médicos de rotina, cuidar da alimentação e ter uma velhice mais saudável? Uma velhice doente a gente deixa de aproveitar a vida. não pode jogar bola ou correr de kart com os netos. Na praia fica o tempo todo sentado debaixo da barraca por falta de condicionamento físico.

Claro, não precisa ser um atleta por excelência, mas uma velhice saudável é melhor do que uma velhice doente e pior é quando fica dando trabalho para outras pessoas. É melhor estar preocupado com o tênis novo de corrida que vai comprar do que o andador ou a bengala. É melhor estar entrando numa loja de comidas naturais do que na farmácia comprando remédio. É melhor estar preocupado com o novo Garmin do que o aparelho para medir a Pressão arterial.

É melhor estar preocupado com a inscrição da próxima corrida do que o hospital mais próximo. É melhor estar fazendo longas caminhadas, corridas ou musculação do que ficar arrastando o chinelo pela casa. É melhor estar preocupado com sua bike do que com a cadeira de rodas. até médicos que não cuidam da própria saúde recomendam a seus pacientes a fazer exercício físico. É consenso! na saúde e até na doença exercício físico. o melhor? o que as pessoas mais gostam de fazer para fazer a vida toda. Faça exercício físico, alimente-se corretamente com orientação profissional e faça avaliação médica periódica. e você? o que vai ser quando ficar velho?

ÉTiCa… oU a GenTe TeM oU não TeM! – desde quando, há cinco anos, passei a ter direito viajar de graça no ônibus faço valer esse direito entrando pela porta de trás. Entro e faço questão de mostrar claramente ao cobrador a minha carteirinha de idoso porque é a minha obrigação. Mas não é a de todos? É claro que é, mas eu vejo que muitos outros idosos entram e simplesmente ignoram o cobrador que está ali fazendo o seu trabalho. sinceramente confesso que fico incomodado com isso. Me faz lembrar palavras simples. Escrúpulo, ética e cidadania que algumas pessoas têm outras não. “esses” idosos que ignoram o cobrador, para mim, não têm ética e não dão exemplo de cidadania. ah! e… são os primeiros a exigirem seus direitos! Escrúpulo significa pedra, mas também ética, moral e/ou vergonha. Quem a perde nunca mais encontra!

Últimas