“Meu querido quintal”: espaço em Secretário, sob o cuidado de irmãs petropolitanas, promove diversas experiências integradas à natureza

Por Aghata Paredes | Fotos: Divulgação

Sentir aromas, tocar em diferentes texturas, colher as próprias frutas, verduras e legumes, apreciar os sons da natureza: essas são apenas algumas das experiências que podem ser vivenciadas no “Meu querido quintal”, espaço que une simplicidade, agroecologia, saúde e bem-estar, em Secretário. 

Aberto ao público desde 2014, sob os cuidados das irmãs petropolitanas Marluci Andreza e Lucimar Barbosa, o espaço promove o plantio, a colheita e a comercialização de hortaliças, incluindo ervas medicinais, geleias, bolos e doces, de forma agroecológica. Juntas, as irmãs buscam ensinar aos visitantes tudo que aprenderam com a mãe, natural de Minas Gerais, especialmente sobre a relação com a terra.

Foto: Divulgação

A visitação, que dura cerca de 40 minutos, inclui uma aula-caminhada pela horta, que explora os benefícios, finalidades e formas de uso de ervas medicinais, e pausa para um chá de capim limão, além de água saborizada. “Uma vez professora, sempre professora…Durante a caminhada, explico, escuto, ensino e aprendo”, conta Marluci. 

No espaço funciona, ainda, um projeto filantrópico que vem auxiliando diversas pessoas da comunidade local. “Flores de Luzia” nasceu através da amizade das irmãs, Marluci e Lucimar, com a terapeuta Lucia Regina de Fernandes. “Ao vir nos visitar, em 2020, ela se encantou com o dia a dia do nosso quintal e, após um diálogo esclarecedor, nos unimos com o intuito de oferecer essa preciosa e necessária ajuda terapêutica a todos aqueles que precisam. Iniciamos, assim, filantropicamente, o projeto que, além de tudo, carrega o nome da minha saudosa mãe”, explica.

Para Marluci Andreza, o “Meu querido quintal” é mais do que um espaço de agricultura familiar, através do qual elas geram renda, e onde as pessoas encontram alimentos direto da horta para o prato. “Quem vem aqui, vem para colher, conhecer, aprender e ensinar. Trocamos saberes, receitas, risos. Alguns chegam em busca de ervas medicinais, outros procurando ajuda terapêutica, através do uso de florais. É um espaço multipropósito!”, conta a petropolitana. 

Além da aula-caminhada, os visitantes encontram um mini empório, com produtos oriundos de parcerias locais: kombuchas, gengibres cristalizados, mel, bolos, conservas, compotas e produtos de acordo com a época do ano.

Encantada pelas montanhas, fauna e flora de Petrópolis, Marluci conta um pouco sobre a sua relação com a natureza e o que enxerga de mais bonito no que vive e realiza cotidianamente. “Aqui eu durmo e acordo com o canto dos pássaros. Durante minhas atividades troco palavras com plantas, insetos, galinhas…Além de ser uma terapia, as frutas e hortaliças daqui nascem através de um trabalho que, além de dedicação, tem amor e calma. Somente quem está trilhando um “caminho natural” e em rumo à qualidade de vida consegue sentir esse gosto.. De acordo com a época, podemos saborear acerolas, bananas, laranjas, milhos, aipins, além das ervas capim-limão, alecrim, guaco, cavalinha, espinheira-santa, cana-do-brejo, terramicina, açafrão- da-terra…O que enxergo de mais bonito é a poesia existente nos aromas e sabores, nas amizades que faço e nas visitações que acontecem”, conclui.

Foto: Divulgação

O “Meu querido quintal”, à Rua Francisco Guimarães, nº 10, em Secretário, recebe visitas aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 11h e das 14h às 16h, com agendamento prévio. Mais informações: (24) 98865-9665.

Últimas