Michel Temer doará cartas originais escritas por Dom Pedro II
A Presidência da República informou na tarde de ontem que atendeu ao pedido feito pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), de doação para algum museu do país das cinco cartas escritas pelo Imperador Dom Pedro II ao czar russo Alexandre II. O material foi entregue, em junho, ao presidente Michel Temer, pelo presidente da Rússia Vladimir Putin. Logo após o anúncio da existência de tais documentos, a direção do Museu Imperial demonstrou interesse em recebê-los.
Para que a doação seja possível, a Presidência da República, por meio do Departamento de Obras de Arte, encaminhou ofício ao Ibram, com pedido de indicação do museu mais adequado para doação das cinco cartas originais recebidas pelo presidente. O diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior, afirmou que está ansioso para a possibilidade do recebimento dos documentos.
Atualmente, o Museu Imperial, conhecido como a casa de verão de D. Pedro II, conta com um acervo de 250 mil documentos, sendo 80% referentes ao imperador. “Essas cartas mostram a relação entre o imperador e Chefes de Estado do mundo inteiro. A maior parte dos documentos que já temos e fazem alusão a relação de Dom Pedro II com diversas personalidades no século 19, nos foram doados na década de 40”, disse Maurício.
Apesar do anúncio, o Ibram informou que ainda aguarda o posicionamento oficial por parte da Presidência da República sobre a doação das cartas.