Ministério Público faz vistoria técnica no Cemitério Municipal; unidades de saúde também foram visitadas

22/02/2022 18:20
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Uma equipe do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) esteve nesta terça-feira (22) no Cemitério Municipal do Centro para uma vistoria técnica no local onde estão sendo feitas as covas rasas para receber os corpos das vítimas do desastre socioambiental ocorrido há uma semana, em Petrópolis. O Ministério Público também visitou o prédio da UPA Centro, que segue interditado devido a um rolamento de barreira nos fundos da unidade, e o Hospital de Campanha da Marinha, montado no Bingen.

“Solicitei essa vistoria porque visitei a área e fiquei preocupada com a inclinação e a drenagem do local” disse a promotora de Justiça Zilda Januzzi. A equipe técnica analisou a segurança das covas feitas em taludes inclinados, observou deslizamentos ocorridos em outros locais e apresentou um parecer para orientação da promotoria sobre a necessidade de eventuais intervenções.

MPRJ vistoria unidades de saúde

A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, em parceria com o MPF vistoriou o Hospital de Campanha da Marinha, montado no Bingen, e destinado ao atendimento ambulatorial de casos leves. Segundo o MPRJ, os técnicos do GATE/MPRJ verificaram que a estrutura do local está adequada e apuraram o fluxo de encaminhamento dos pacientes para outras unidades. Casos urgentes ou graves estão sendo encaminhados para UPAs em funcionamento, como a Cascatinha e a Itaipava.

As equipes também estiveram na UPA Centro de Petrópolis, unidade interditada desde a última terça-feira. A interdição pela Defesa Civil foi necessária em razão da queda de vegetação nos fundos da unidade, além do abalo em árvore localizada próximo ao local de entrada dos pacientes, com ameaça de queda. O objetivo da visita da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, realizada com o apoio dos engenheiros do GATE/MPRJ, foi identificar as intervenções necessárias que permitam a reabertura da unidade.

Últimas