Ministérios solicitam estratégia de testagem de Covid-19 em Petrópolis

26/06/2020 17:05

A Prefeitura terá que entregar, até a próxima semana, informações aos ministérios públicos Federal e Estadual sobre a estratégia de testagem para Covid-19 elaborada pelo município. Para os procuradores, há uma baixa quantidade de testes aplicados até o momento e que não prioriza a base populacional na Atenção Básica de Saúde. Para eles, sem dados corretos e que “traduzam” o real cenário da doença na cidade, não há segurança quanto à flexibilização do distanciamento social.

Leia também: MPE e MPF querem que Município suspenda autorização para reabertura de novas atividades

Os protocolos de testagem e a estratégia usada pelo governo municipal foram dois dos temas da reunião entre a Prefeitura e os ministérios públicos Federal e Estadual realizada na quarta-feira (24). Os procuradores solicitaram que a Prefeitura envie esclarecimentos sobre o quantitativo de testes realizados pelo Laboratório de Corrêas (credenciado pelo Estado para fazer os exames), informando se todos os casos positivos foram notificados; a cópia da nota técnica dos testes RT-PCR; informações sobre quantas pessoas já foram contactadas pela Central de Telemonitoramento e as medidas adotadas para esse público; a elaboração de inquérito sorológico por amostragem, abrangendo todo o território municipal e o percentual mínimo de testagem, e que apresente as notas fiscais dos testes rápidos adquiridos pelo município. 

Os ministérios públicos solicitaram também que a Prefeitura apresente as séries históricas de óbitos gerais, mês a mês, desde janeiro de 2019, identificando os óbitos em residência e dos falecimentos em decorrência de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG), no mesmo período. O governo municipal tem cinco dias úteis a contar da reunião dessa quarta-feira para entregar os relatórios.

No encontro, a Prefeitura informou que até o dia 19 deste mês foram realizados 1.914 testes rápidos e 1.923 PCRs. Informou também que, após o credenciamento pelo Estado, o Laboratório de Corrêas realizou 2.718 PCRs e 4.976 exames rápidos, totalizando 7.694 na rede privada. O governo municipal disse ainda que atualmente há cerca 60 kits RT PCR em estoque e que eles são repostos pela Secretaria de Estado de Saúde conforme sejam utilizados.

Na reunião, a Prefeitura também informou sobre a realização dos testes rápidos pela Rede de Atenção Básica que começa nesta quinta-feira (25) em nove unidades básicas de saúde. O atendimento será de segunda a sexta, mediante pré-cadastro e apresentação de sintomas há pelos menos sete dias. 

Os procuradores solicitaram que a Prefeitura disponibilizasse os testes rápidos também para as unidades de saúde em localidades mais distantes do Centro, como Brejal, Caxambu, Vale das Videiras, Secretário, Vila Rica, Boa Esperança, Comunidade 1º de Maio e Fazenda Inglesa.

Leia também: Prefeitura pode autorizar a retomada das atividades religiosas a partir de segunda-feira

Últimas