Monumento da águia, em Petrópolis, ainda aguarda por restauração; obra foi estimada em R$ 212.178,33

Obras no monumento já haviam sido planejadas, mas não saíram do papel, já que duas tentativas de licitação, em 2021 e 2022, foram desertas. O local é mais um dos pontos históricos de Petrópolis que ficaram fora de cena nos últimos anos.

19/04/2023 18:01
Por Enzo Gabriel

Praticamente dois anos após ter a estrutura comprometida, o monumento da águia, na Praça Visconde de Mauá, no Centro, teve sua reforma anunciada no início do último mês. Apesar da placa ter sido instalada e a área cercada, o trabalho de recuperação do monumento não tem sido visto. Em 2021, uma parte do chafariz caiu, deixando a ferragem totalmente exposta.

A obra foi estimada em R$ 212.178,33. De responsabilidade da Enge Prat Engenharia e Serviços Ltda, o prazo para a conclusão do restauro é de 120 dias. O projeto prevê reforma na águia e no chafariz, além de uma nova iluminação.

Monumento da águia cercado para reforma.

Obras no monumento já haviam sido planejadas, mas não saíram do papel, já que duas tentativas de licitação, em 2021 e 2022, foram desertas. O local é mais um dos pontos históricos de Petrópolis que ficaram fora de cena nos últimos anos. A Catedral São Pedro de Alcântara ficou fechada por um ano e oito meses, enquanto passava por restauração, antes de ser reinaugurada em junho de 2022. O Palácio de Cristal passou dois anos e meio fechado para reformas, sendo reaberto para o público em julho do último ano e, ainda assim, é fechado frequentemente para manutenção. O Museu Casa de Santos Dumont está fechado atualmente para obras. A soma de locais fechados chama a atenção quando se trata de uma cidade histórica e turística.

A Tribuna questionou sobre o andamento das obras no monumento da águia e aguarda um posicionamento da Prefeitura de Petrópolis – o que não ocorreu até o momento de fechamento desta matéria.

Sobre o monumento

O chafariz foi construído em 1899, idealizado pelo artista Heitor Levy. O monumento fica na Praça Visconde de Mauá que abriga diversos eventos da cidade, como o Deguste, Natal Cervejeiro, Roda Cultural do CDC, Solstício do Som, entre outros. O Deguste, inclusive, adotou a Praça Visconde do Mauá, através do projeto “Adote uma Praça”, que visa firmar parcerias com a iniciativa privada para manutenção de praças e jardins da cidade.

Últimas