Monumento da Praça Visconde de Mauá está há quase dois anos aguardando por reforma

18/01/2023 19:24
Por Enzo Gabriel

A Praça Visconde de Mauá é um dos diversos cartões postais de Petrópolis. No local, além do Palácio Amarelo, que abriga a Câmara Municipal, há o chafariz que retrata o embate entre uma águia e uma cobra. Apesar de sua importância, o local sofre com a falta de obras, já que o monumento que fica no centro da praça está há quase dois anos precisando de reformas.

Em abril de 2021, uma parte do chafariz caiu, deixando toda a ferragem do que deveria ser a cobra, exposta. Obras foram prometidas, mas nenhum projeto chegou a sair do papel e, no período, duas licitações, ocorridas em 2021 e 2022, foram desertas.

“A gente fica triste por ser morador de Petrópolis e ver o abandono de um monumento tão importante e histórico da cidade. Os turistas vêm aqui, os petropolitanos também gostam do chafariz e sabemos da importância, por isso, acabamos ficando tristes por vermos que o monumento continua dessa maneira. Esperamos que as autoridades tomem providências para consertar esse local tão importante da cidade em uma praça tão movimentada.”, conta Rodrigo Ponte, morador de Petrópolis.

O chafariz foi construído em 1899, idealizado pelo artista Heitor Levy e fica na praça que abriga diversos eventos da cidade, como o Deguste, Natal Cervejeiro, Roda Cultural do CDC, Solstício do Som, entre outros.

Em nota, a Prefeitura de Petrópolis afirmou que, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC), iniciou no dia 4 de janeiro um novo processo licitatório para a restauração do monumento, que está em andamento.

Últimas