Morador em situação de rua invade ônibus no Terminal do Centro
Um morador em situação de rua invadiu um ônibus que estava estacionado no Terminal Rodoviário do Centro, na noite da última terça-feira (24). O homem foi retirado por um passageiro, que chegou a ser ameaçado por outro morador de rua. Antes de entrar no coletivo, o rapaz socou uma janela do lado de onde uma senhora estava sentada. Na hora da confusão não havia guardas municipais no terminal.
“Todos ficaram muito assustados com a situação e se o vidro tivesse quebrado teria machucado a senhora que estava sentada”, comentou uma passageira. O ônibus fazia a linha Roseiral e segundo a mulher estava com todos os bancos ocupados na hora em que o morador de rua se aproximou. “Ele subiu no corrimão e bateu várias vezes na janela. Depois entrou no ônibus e ficou sentado no banco do motorista”, contou.
Leia também: Área sob passarela da BR-040 vira abrigo para dois moradores de rua
O rapaz foi retirado minutos depois por um outro passageiro. Ele contou que pegou o morador pelo braço e o levou para fora do coletivo. Do lado de fora, um outro morador de rua se aproximou a fez ameaças. “Eu arranquei ele de lá porque as pessoas estavam assustadas. Ele estava visivelmente embriagado”, disse o passageiro.
O passageiro também relatou outros problemas que ocorrem diariamente dentro do Terminal do Centro, como discussões e brigas envolvendo a população de rua. “A situação é bem complicada. Eles tomaram conta do local e sempre estão brigando e arrumando confusão. Algo precisa ser feito”, comentou.
Ele disse também que vem denunciando os problemas à Guarda Municipal desde 2017, mas até o momento nada de efetivo foi feito. “Pego o ônibus diariamente ali para voltar para casa, sempre à noite e a gente acaba presenciando muita coisa. Tem muita gente que tem medo de ficar ali por causa das brigas”, alertou.
Em nota, a Prefeitura informou que a Guarda Civil mantém agentes fazendo rondas de patrulhamento preventivo nas imediações do Terminal Centro, inclusive no período noturno. No caso citado, a Guarda foi acionada e esteve no local para abordagem. “Quanto às pessoas em situação de rua, o município tem atuado de forma constante para a assistência à população em vulnerabilidade social. As equipes da Secretaria de Assistência Social seguem realizando abordagens permanentes durante o dia e a noite”, disse a nota, informando que durante as abordagens, as equipes orientam as pessoas em situação de rua a procurarem a assistência do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), onde são oferecidos atendimento psicossocial, banho, café da manhã, encaminhamento para o almoço no restaurante popular, além de e oficinas com o objetivo de reintegração social, com atividades e palestras, visando a reinserção dos mesmos ao mercado de trabalho.
Sobre a reforma do Terminal do Centro, a Prefeitura disse que as obras terão início após a finalização do procedimento licitatório.
Leia também: Cidadania sem direitos: precariedade compromete o empenho de equipes assistenciais a moradores de rua