Moradores da BR-040 estão isolados por causa das restrições

03/04/2020 15:37

Vivendo entre dois municípios, as restrições de deslocamento intermunicipal deixaram as pessoas que residem nas comunidades nas margens da BR-040 isoladas. Na altura do km 94 de subida da serra, no bairro Santa Rosa, na divisa de Duque de Caxias e Petrópolis, os moradores ficaram sem transporte coletivo. Os ônibus que fazem este trajeto são das linhas intermunicipais da Única, sem eles, o acesso a serviços básicos ficou comprometido.  

Leia também:  Medidas de restrição em Petrópolis serão prorrogadas até o dia 15

O vigilante Diego Gomes, de 29 anos, está sem acesso a Petrópolis e município de Duque de Caxias desde que os decretos municipais e estadual entraram em vigor. Como não tem veículo próprio, se tornou inviável sair de casa. Ele mora com a esposa, que está grávida de nove meses, e três filhos pequenos, além de seu pai, de 59 anos, que mora em uma casa vizinha. 

“Meu pai esses dias precisou ir no médico para resolver os problemas dele. E ele me falou ‘vou ir cedo para o ponto e vou esperar alguém subir pra Petrópolis, vai que eu dou sorte né. Se caso eu não consiga, eu venho embora a pé’. Meu pai tem câncer, teve dois infartos, teve um AVC e é hipertenso. E eu sem dinheiro pra pagar carro pra ele ir. É uma coisa muito difícil sabe, é muito triste. Um descaso total com as pessoas da serra se tivesse pelo menos um ônibus circular ia ajudar muito a gente”, disse.  

Segundo Diego, neste dia, seu pai teve sorte e conseguiu uma carona, com uma pessoa que o levou a cidade e depois retornou com ele. E agora, somente a solidariedade dos próprios vizinhos tem os ajudado.  

O Luiz Henrique da Silva trabalha como motociclista e constantemente tem ajudado outros moradores no deslocamento quando necessário. “Hoje fui atender uma moradora que precisava ir no posto. Levei e trouxe de volta. Aqui tem pessoas de idade, passando por uma crise. Ninguém viu o lado dos moradores. Quem mora aqui já no dia-a-dia só vai à cidade em caso de necessidade. Aqui é uma área que não tem farmácia, não tem supermercado…”, disse.  

Segundo o morador, é quase impossível pedir um carro via aplicativo daquela localidade. O bairro Santa Rosa fica na altura do km 94. “Não conseguimos solicitar UBER. Ninguém vem. Fica muito caro por causa do pedágio. Tem pessoas que trabalham em Petrópolis e dependem de carona pra subir”, disse Luiz.  

“Nós moradores dos bairros Santa Rosa, Leal, Belvedere e Alpino dependemos de ônibus intermunicipal para ir ao médico, mercado, entre outros. Se não morremos pelo vírus, sofremos com o descaso das autoridades. A Única, empresa que fazia o transporte dos moradores, era a única opção e estamos todos sem condições”, disse o morador Edmar Gomes Vieira. Ainda que o bairro pertença ao município de Duque de Caxias, por se tratar da subida da serra, a maior parte dos moradores recorre a Petrópolis.  

A Prefeitura de Petrópolis foi questionada sobre a situação dos moradores, e disse que a localidade de Santa Rosa está localizada no município de Duque de Caxias, que é o responsável legal para viabilizar o transporte coletivo para os moradores. Com o decreto estadual e municipal que prevê a interrupção das viagens intermunicipais, além do controle sanitário que está em vigor, esse deslocamento está provisoriamente interrompido para a cidade de Petrópolis. 

A Prefeitura de Duque de Caxias também foi consultada sobre a assistência a esses moradores, e sobre a atenção a saúde básica neste período. No entanto, não respondeu sobre que assistência pretende prestar em relação ao transporte coletivo. Mas disse que está atendendo os idosos acamados e que têm mais de 80 anos e que já são cadastrados na unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF), em Santa Rosa, para a vacinação contra a gripe. E informou que em função desta excepcionalidade, que é a restrição de transporte público para atender esta localidade, a SMSDC vai avaliar e traçar uma estratégia para atender aos idosos (60 anos e mais) que estejam com dificuldade de acesso à unidade de saúde de vacinação mais próxima. E disse que reafirma o seu compromisso com o cuidado à saúde da população, exclusivamente aos idosos. 

Últimas