Moradores da Estrada Avelino de Carvalho, no Brejal, sofrem com o abandono na região

13/12/2022 16:29
Por Helen Salgado

Moradores da Estrada Avelino de Carvalho, no Brejal, têm reclamado da falta de manutenção na via e nos postes de energia elétrica.

Araceli de Oliveira é moradora da região há 37 anos e afirma que a estrada é ruim, cheia de buracos. Além disso, segundo ela, há galhos das árvores que caem na fiação, causando queda de energia, e postes que estão quase caindo – o que coloca em risco a segurança dos moradores. A moradora já entrou em contato com a Enel para a troca dos postes, mas nada foi feito. “Falam que vão trocar, mas esperam cair.”, conta.

Por se tratar de uma região predominantemente rural há muitos caminhões de produtores locais que passam pelo local, e os fios que ficam soltos colocam em risco os motoristas.

De acordo com Araceli, há muito tempo a estrada não passa por manutenções. “Na maioria das vezes, quando tem alguma manutenção, é só até o colégio Avelino Carvalho. Do colégio para cá, não tem nada. Tem um morrinho da escola que é cheio de buraco e não tem manutenção há bastante tempo. As ruas não têm bueiro. Inclusive, desce uma água para o nosso quintal com muita lama.”, relata.

Outro morador da Estrada Avelino de Carvalho, que preferiu não se identificar, relata que a região sofre com o abandono. Segundo ele, há dois bueiros abertos na estrada que estão há mais de um ano da mesma forma. Pelo fato do local não ter iluminação, é possível que algum pedestre não vejo o bueiro e se machuque.

Fotos: Divulgação

Segundo ele, desde junho é feito contato com a Enel solicitando a troca de dois postes que estão prestes a cair, mas até hoje o problema não foi solucionado.

Foto: Divulgação

Além dos problemas citados, o morador lembra da necessidade de poda, que ele também já solicitou, mas sem êxito. “Aqui choveu, acabou a luz. “Começa a chover, a árvore pesa, encosta no fio, fecha o circuito e desarma a faca. Aqui no final da Rua Avelino de Carvalho tem uma linha que joga para a Cachoeirinha, um outro local aqui do Brejal, essa linha passa dentro da mata. Tem uns três anos que eles não fazem poda dentro dessa mata. Então, dia sim, dia não, a galera da Cachoeirinha e daqui da Estrada fica sem luz.”, afirma.

Em resposta à Tribuna de Petrópolis, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP) informou que enviará uma equipe para uma vistoria na iluminação pública do local. Com relação à poda, a Prefeitura busca junto à concessionária de energia elétrica uma solução para o serviço nos galhos próximos à fiação.

Também em resposta à Tribuna, a Enel Distribuição Rio informou que realizaria nesta segunda-feira (12), uma visita técnica para avaliar se há pendências na localidade.

Últimas