Moradores da Rua Bolívia, em Nogueira, reclamam da falta de manutenção na localidade

Buracos, falta de calçamento, ausência de canaletas para o escoamento das águas da chuva e rede de esgoto instalada de forma parcial estão entre os problemas

29/ago 09:04
Por Maria Julia Souza

Os moradores da Rua Bolívia, em Nogueira, têm enfrentado diversas dificuldades na localidade. Eles relatam a presença de buracos, falta de calçamento adequado e a ausência de canaletas para o escoamento das águas da chuva. Além disso, há uma preocupação em relação à rede de esgoto, que, segundo os residentes, foi instalada de forma parcial, atendendo apenas alguns pontos da rua.

Rogério Machado, um dos moradores, relata que diversos pedidos de reparos já foram feitos para a Prefeitura. “Ela [rua] sempre foi de pedra. Os moradores que fizeram o calçamento, porque a Prefeitura nunca se dignou a fazer nada. A rua é cheia de buraco, não tem calçada e as pessoas andam no meio da via. E ainda tem a parte alta da rua, que é um loteamento antigo. Essa subida é totalmente abandonada, não tem nem calçamento, nem canaleta para água de chuva. Então a água vem descendo pelo meio da rua, levando tudo, e já ocorreram casos de deslizamentos”, relatou Rogério.

No entanto, Rogério conta que, ao procurarem o governo municipal, são informados que as intervenções não podem ser realizadas, pelo fato da rua não estar corretamente legalizada, devido à falta de documentação, por ser um loteamento antigo.

“A gente já reclamou na Prefeitura. Um dos vizinhos foi lá e eles disseram que não podem fazer nada na rua, simplesmente porque a rua não está corretamente legalizada, porque é um loteamento antigo. A rua é completamente largada. Mas na hora de pagar imposto, eles vêm aqui e cobram. Inclusive, agora teve um drone, que a Prefeitura colocou para aumentar a cobrança de IPTU e as pessoas estão tendo que ir lá para dizer que é garagem ou churrasqueira, que não podem cobrar”, disse ele.

Fotos: Reprodução

Outro ponto relatado pelos moradores é referente à rede de esgoto instalada pela Águas do Imperador. Rogério explica que a mesma foi apenas instalada na parte de baixo da Rua Bolívia, chamada por eles de “Rua Bolívia Principal”. Já nas partes mais altas da localidade, estão instaladas fossas.

“A Águas do Imperador fez a rede de esgoto só da Rua Bolívia Principal, que nós chamamos. As ruas altas não têm rede, são todas com fossa. E agora, chegou uma carta da Águas do Imperador, dizendo que nós temos que ligar nosso esgoto na rede. Só que não existe rede. Todos [os moradores] estão tendo que ir lá falar, porque senão eles cobram”, explicou Rogério.

O que dizem os envolvidos

Em nota, a Águas do Imperador informou que enviou comunicados para a região com prazos de 30 ou 60 dias, para que os moradores se interliguem à rede de esgoto. Segundo a concessionária, o aviso de 30 dias é para os moradores que já eram atendidos por coleta de esgoto, já o de 60 dias para os que moram na região em que a rede foi instalada recentemente.

A empresa orientou ainda que, em caso de dúvidas, os moradores entrem em contato por um dos canais de relacionamento: WhatsApp (21) 97211-8064, site www.aguasdoimperador.com.br, ou 0800 742 0422 (ligações gratuitas de telefones fixos, celulares e longa distância).

Já a Prefeitura informou, por meio da Secretaria de Obras, que a localidade já está na programação de intervenções.

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