Moradores da Rua do Túnel, no Quissamã, afetados pela tragédia do último ano, reclamam sobre problemas que persistem na localidade

A falta constante de energia elétrica, questões com a rede de esgoto, alagamentos na rua e obras inacabadas são as principais reclamações de quem mora na localidade

17/02/2023 19:42
Por Enzo Gabriel

Os moradores da Rua do Túnel, no Quissamã, extremamente afetados pela tragédia do último ano, desabafam sobre os problemas que persistem na região mesmo após um ano do ocorrido. A falta constante de energia elétrica, questões com a rede de esgoto, alagamentos na rua, conforme a Tribuna mostrou em um vídeo na tarde desta sexta-feira (17), e obras inacabadas são as principais reclamações de quem mora na localidade. Além disso, moradores contam que a falta de coleta de lixo é frequente.

“A gente tem um problema muito sério com a limpeza urbana. São quase mil casas para duas lixeiras, então não tem como as lixeiras darem conta. Também não temos limpeza na via. Nós estamos abandonados. É difícil falar, mas é a verdade.”, conta Helito Fernandes Fráguas, vice-presidente da associação de moradores do Quissamã.

Lixo acumulado na Rua do Túnel. Foto: Enzo Gabriel/Tribuna de Petrópolis

Atualmente, a coleta se resume a um único ponto, que fica na entrada da Rua Dona Beatriz, e conta com apenas duas lixeiras. Isso significa que todos os moradores têm que andar um longo trecho para jogar o lixo no local correto. Ao longo do trajeto, inclusive, é possível ver sacos de lixo espalhados em outros cantos da rua.

Outro problema observado na área está nas servidões que dão acesso à rua. Todas têm mato tomando conta das escadas e diversos degraus quebrados, como detalha Alessandro Costa, primeiro secretário da associação: “É uma vergonha a situação de todas as escadarias. O mato toma conta. Desde que as obras começaram aqui, a Prefeitura largou todos os moradores. É um completo descaso.”

Procurada, a Prefeitura de Petrópolis informou que o local está dentro do cronograma de serviços da Comdep e que, em breve, receberá as intervenções necessárias.

Quanto à coleta de lixo, a COMDEP informou que vai realizar uma vistoria no local e acionar a empresa responsável para fazer o recolhimento do lixo. Além disso, ressaltou que fiscaliza a empresa responsável pela coleta de lixo no município e informou que, em caso de descumprimento dos serviços firmados em contrato, será aplicada advertência ou multa à empresa.

Últimas