Moradores da Rua Nova pedem por obras e temem nova tragédia no local

13/nov 10:00
Por Enzo Gabriel | Foto: Reprodução

A tragédia de 2022 segue com seus reflexos em Petrópolis. Na Rua Nova, apesar de algumas intervenções já terem sido concluídas, moradores pedem por novas obras e afirmam que a não realização pode provocar uma nova tragédia.

“Parte da rua já havia caído em 2022. Em março, quando tivemos uma chuva forte, ela desbarrancou e ficou pela metade. Essa área é atrás do Shopping Alberto Pereira Dias (608). Se a rua cair, as casas vão junto. Até agora estamos aguardando a obra ser feita. Além disso, na parte de trás, precisam fazer uma drenagem para que as pessoas retornem às suas casas. No local, existem pedras soltas que geram perigo”, conta um morador que preferiu não se identificar.

MPRJ atua no caso

O tema é alvo de ação civil pública do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A ação foi ajuizada em janeiro, pedindo complementação da obra por parte do Governo do Estado para adequação da drenagem da encosta e apresentação de relatório técnico atestando a segurança.

Além disso, a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis também pediu para que o Município desinterditasse todos os imóveis da Comunidade 24 de Maio assim que as intervenções fossem finalizadas com segurança garantida.

O MPRJ não deu mais detalhes sobre o andamento e o estágio atual da ação.

Governo do Estado diz que intervenções foram finalizadas

A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop) informou que finalizou todas as obras emergenciais que foram solicitadas no local. Ainda disse que, apenas na localidade, foram gastos R$ 80 milhões em obras de contenção.

Prefeitura não se posicionou

A respeito da parte da Rua Nova que ameaça cair e derrubar casas, a Prefeitura de Petrópolis foi questionada, mas não retornou nossa reportagem.

Últimas