Moradores de Araras sofrem sem abastecimento de água
Mais de um mês após moradores de Araras denunciarem as dificuldades que enfrentam para ter o abastecimento de água na região, nenhuma providência foi tomada. Além de não terem como contar com o abastecimento da subconcessionária Águas do Imperador nos pontos mais distantes da localidade, a água que chega por empreendedores privados não é tratada e foi alvo de vistoria do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Após a Tribuna publicar a denúncia dos moradores no fim do mês de dezembro, o órgão estadual foi até o local para verificar se a água que é comercializada por moradores da região é proveniente da Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras). Na última semana, o Inea informou que a vistoria foi feita e até a próxima semana serão divulgadas as medidas a serem tomadas.
O abastecimento de água nas residências em Araras é feito em parte pela subconcessionária Águas do Imperador, e em parte por vizinhos, que fornecem a água mediante a cobrança de uma taxa que varia de R$ 30 a R$ 40 mensais. Segundo os moradores, a cobrança é referente ao serviço de captação de água até as casas, já que a água vem em tubulações de dentro da mata.
Sem o interesse da subconcessionária em expandir o serviço na região, muitos moradores acabam cedendo ao serviço da água sem procedência e não tratada. O jeito é tratar a água em casa, com cloro e outros produtos que eles mesmo compram. A água chega por borrachas, que formam uma teia nos acostamentos das ruas, vindas de dentro da mata. A maior parte delas vem da mata fechada da localidade conhecida como Santa Luzia.
Embora o abastecimento de água seja uma atribuição do município, como previsto na lei de Diretrizes Nacionais do Saneamento Básico (Lei 11.445/2007), boa parte de Araras mantém um sistema próprio de abastecimento de água. Nossa reportagem entrou em contato com moradores da região, após um mês da publicação e, segundo eles, nenhuma medida foi tomada. Uma das moradoras acabou contratando um vizinho que presta o serviço para que não ficasse sem água.
Araras é a maior localidade na região da Rebio Araras. Atualmente, 3.862 hectares de floresta fazem parte desta reserva.