Moradores de Itaipava iniciam o ano enfrentando engarrafamento na Estrada União e Indústria

05/01/2022 18:10
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

Em um desabafo nas redes sociais, um motorista que estava preso no trânsito na Estrada União e Indústria lamentou o transtorno enfrentado na manhã desta quarta-feira (5). “Estou há exatamente 47 minutos com o carro desligado”. Por volta das 11h, considerado horário de pico, a retenção no sentido Itaipava chegava a quase dois quilômetros, enquanto no sentido Centro, o congestionamento ultrapassava um quilômetro.

Se para quem usa o transporte particular o problema crônico gera impaciência e insatisfação, para quem utiliza o transporte por ônibus, o problema é agravado. O Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) diz que o maior prejuízo se dá aos coletivos, porque não podem usar rotas alternativas e ficam por muitos minutos enfileirados em comboios no trânsito e os passageiros esperando por mais de uma hora nos pontos de ônibus e terminais.

Apenas no início da manhã desta quarta-feira, a empresa de ônibus Turp Transporte informou que ficou com a operação de cinco linhas de ônibus prejudicada, em razão do engarrafamento. Sem qualquer previsibilidade de tempo para a conclusão do trajeto, as linhas 070 – Posse x Gaby (Executivo), 605 – Vale das Videiras, 617 – Araras, 700 – Terminal Itaipava e 750 – Terminal Corrêas x Terminal Itaipava contabilizaram inúmeros atrasos e perdas de viagens.

A obra realizada pelo DNIT acontece em um trecho de aproximadamente 530 metros, entre o Shopping Tarrafas e o Parque Municipal. O Sindicato afirma que, com esquema de pare e siga, o tempo médio de percurso no trecho passou de quatro minutos, para quase 50 minutos, que representa 12 vezes mais do que o registrado nos dias em que não há interferência na pista.

“As ligações entre o Centro Histórico, Corrêas, Itaipava e Posse são as mais afetadas. Nos terminais e pontos de ônibus, o resultado é a formação de filas, principalmente, nos horários de pico. Quando o cliente acessa o aplicativo Cittamobi, que mostra em tempo real a localização do ônibus, não há surpresa quanto ao ‘sumiço’ da linha, uma vez que a mesma está retida no trânsito”, explicou Márcio Silva, gerente de operação da Turp Transporte.

O Setranspetro defende que todas as obras que causam impacto no trânsito devem ser feitas com planejamento eficiente, mesmo as emergenciais, considerando turnos de menor movimento e circulação de veículos, sinalização eficaz, além da comunicação prévia com a CPTrans, empresas de ônibus e clientes do transporte.

“Sem que isso ocorra, é inevitável que o resultado seja diferente. Os clientes do transporte coletivo continuarão sendo os mais prejudicados. Defendemos a criação de pequenas faixas e corredores exclusivos, gerando mais rapidez e velocidade comercial para os ônibus, organizando o trânsito como um todo e favorecendo os passageiros que andam de ônibus, em um nível de conforto menor do que quem circula em um veículo particular”, concluiu Carla Rivetti, gerente do Setranspetro.

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