Moradores de Pedro do Rio denunciam abandono; Rua Guilhermino Martinho, no Bananeira, sofre com diversos problemas

24/02/2023 16:19
Por Helen Salgado


Moradores da Rua Guilhermino Martinho, no Bananeira, em Pedro do Rio, denunciam acúmulo de lixo verde, deixado pela Enel, após poda; esgoto a céu aberto e falta de manutenção viária.

“Estamos abandonados”, desabafa Rafael Borges, morador da região. “O Bananeiras sofre com a falta de ações do poder público há anos. Embora a região abrigue mais de 120 famílias, o local não recebe a devida atenção”.

Logo no início da rua já é possível presenciar o esgoto a céu aberto e o forte odor oriundo do problema. Além disso, Rafael diz que, quando chove, a rua parece um rio.

Foto: Helen Salgado

“Estava subindo um ônibus escolar na estrada. Devido aos buracos, às vezes não sobe. Melhoraram a estrada um pouquinho, tamparam os buracos, mas devido à água, que desce na estrada, faz muito buraco.”, relata o morador.

Foto: Helen Salgado

Inclusive, a fim de conseguir ter o transporte escolar de volta, moradores fizeram uma manifestação em setembro na localidade.

Leia também: Ato no bairro Bananeira, em Pedro do Rio, pede retorno do transporte escolar

Wrzia de Fátima é moradora da região há 32 anos, desde que o bairro teve início. Ela conta que o local precisa de muitas intervenções, mas que as prioridades devem ser saneamento básico, poda de árvores, asfaltamento, manilhas na rua e do fornecimento da Águas do Imperador, já que os moradores utilizam somente água de mina.

Foto: Helen Salgado

Em 2020, Ângela Aparecida, uma das moradoras, fez um ofício solicitando a pavimentação na rua. Na época, toda a estrada havia sido destruída com a forte chuva que atingiu a região.

“Quando chove forte, a água desce em grande quantidade para a BR-040. O problema, caso não seja solucionado, pode até causar um acidente para os veículos que passam pela região.”, conta.

Procurada, a Prefeitura informou que uma equipe da Secretaria de Obras irá ao local fazer vistoria. No entanto, não deu retorno sobre o reparo na rede de esgoto da localidade até o fechamento desta matéria.

Também questionada, a Enel Distribuição Rio informou que já programou o recolhimento do material e que as equipes da distribuidora devem concluir o serviço neste fim de semana.

Últimas