Moradores de Santa Cruz protestam contra volta da cobrança de pedágio

16/09/2016 09:05

Moradores da localidade conhecida como Santa Cruz, localizada na BR-040, subida da serra, realizarão hoje, a partir das 16h, uma manifestação pacífica na praça de pedágio da Concer que fica em Xerém, no quilômetro 102 da BR-040. A ação é uma iniciativa dos moradores, que perderam o direito à gratuidade no pedágio, que era concedida pela concessionária.

Segundo Eloísio de Lima, cerca de 80 moradores da região tiveram as placas dos veículos cadastradas pela Concer, o que garantia a gratuidade no pedágio. “As pessoas podiam passar uma vez na ida e outra vez na volta de graça pelo pedágio, justamente porque não existe um retorno no local. A placa era cadastrada e a cancela era aberta para esses moradores. Em janeiro deste ano fizemos uma manifestação pedindo que o benefício fosse estendido para os demais moradores da região. Representantes da concessionária nos atenderam e pediram uma série de documentos. Nós entregamos e até hoje nada foi feito. Nessa semana fomos surpreendidos com o cancelamento do benefício dessas cerca de 80 pessoas, ou seja, agora nenhum morador da localidade tem mais o benefício e temos que pagar R$ 12,60 cada vez que passamos pelo pedágio”, disse Eloísio.

Ainda segundo Eloísio, os moradores estão ilhados na região. “Todos que moram aqui trabalham em Duque de Caxias ou Petrópolis. Não temos farmácia, hospital, mercado, ou seja, nada no local, por isso precisamos passar pelo pedágio diariamente. Não temos como arcar com esses custos. E o retorno que não existe? Outro absurdo. Se a empresa não quer nos garantir a gratuidade, por que não constrói um retorno? Estamos ilhados”, disse.

Eloísio afirma ainda que a expectativa é de que mais de trezentas pessoas participem do movimento. “Vamos fazer nossa concentração às 16h na Ciferal e de lá partiremos para fechar a via. Queremos uma solução, uma conversa que resolva a situação. Nessa semana, quando fomos surpreendidos com o cancelamento do benefício, fechamos a praça de pedágio por umas quatro horas. Conversamos com os representantes da Concer e nada foi resolvido. Não podemos custear esse absurdo. Antes da mudança do pedágio pagávamos 40 centavos por um pão francês. Hoje, como o padeiro vem de Santo Antônio, em Xerém, e precisa pagar o pedágio todos os dias, pagamos 70 centavos por pão. Estamos ilhados e pedindo socorro”, comenta Eloísio, acrescentando que a manifestação será pacífica. “Não queremos briga, queremos nosso direito. A Polícia Rodoviária Federal já foi avisada sobre a nossa manifestação”.


Últimas