Moradores denunciam falta de manutenção viária em ruas do Quitandinha
Quem trafega pela região do Quitandinha precisa tomar cuidado com a quantidade de buracos nas ruas. Na Rua São Paulo, logo nos primeiros dias do ano, um buraco foi aberto com as fortes chuvas que atingiram a região, e mesmo após ser realizado um serviço de manutenção viária, ainda em janeiro, o problema voltou a atrapalhar a vida dos moradores do local. Na Rua Estados Unidos, uma semana após ser atendida pelo serviço de manutenção viária, moradores continuam reclamando do estado da via.
Mesmo após receber intervenções viárias, um trecho da Rua São Paulo permanece em meia pista. No início de janeiro, o buraco foi aberto e coberto por terra, mas com as chuvas seguintes, o material foi levado e o problema voltou a prejudicar o acesso dos moradores do local.
A dona de casa, Graça Andrade Silva, mora em frente ao problema, e conta que com a demora no oferecimento de um serviço de manutenção efetivo teme que o buraco aumente até tornar toda a via inacessível.
“Já tem quase um mês que esse buraco está praticamente no meu portão e cada vez que chove cai mais um pouquinho, daqui a pouco não vou conseguir nem sair de casa. Até um pedaço da calçada já se foi, aparece até o encanamento”, apontou Graça.
A moradora conta que a Secretaria de Obras já esteve outras vezes na rua, realizando manutenção em outros pontos, mas não deram nenhum posicionamento quanto ao buraco próximo a sua casa.
“Eles vieram e taparam um outro buraco e aqui que está pior não fizeram mais nada. Os carros daqui a pouco não vão mais conseguir passar, já está perigoso assim, quando chove muito dá pavor, desce muita água nessa rua”, relatou a moradora.
Em outra rua do bairro, uma semana após receber intervenções viárias em um buraco que impedia a circulação de 14 linhas de ônibus, em trechos da Rua Estados Unidos, próximo ao Hotel Quitandinha, os problemas persistem.
A tampa de um ralo foi reparada, segundo os moradores no dia 30 de janeiro e possibilitou a volta da passagem dos coletivos, mas outros problemas da rua não foram solucionados.
Outros buracos e desnível dos paralelepípedos em diversos pontos ainda aguardam intervenção da secretaria de obras.
“Não arrumam nada direito. Arrumaram o trecho que não dava para o ônibus passar, e além disso não fizeram mais nada. A rua continua repleta de buracos, com trechos afundando há anos, e nada acontece. O pior será se novamente os ônibus não puderem passar, porque prejudica muita gente”, apontou Carlos Alberto Correa, 72 anos.
Questionada sobre a situação das duas ruas do Quitandinha, a prefeitura informou que já incluiu a Rua São Paulo no cronograma de ações previstas pela secretaria de obras. Segundo o executivo, o setor vai verificar a necessidade de deslocar funcionários para promover o serviço na Rua Estados Unidos. Por meio de nota, ainda foi informado que a pasta mobiliza até três equipes para promover o serviço de manutenção de calçamento na cidade, com prioridade para os locais que ficaram mais prejudicados em função da chuva do início do ano.