Moradores do Caxambu realizam mutirão e pavimentam 400 metros de via

21/11/2019 09:05

Moradores do Caxambu, se mobilizam para realizar a manutenção viária das estradas do bairro. No último domingo, cerca de 30 moradores da Estrada José Almeira Amado, se reuniram para acimentar aproximadamente 400 metros da via. Na Estrada das Três Pedras, os moradores também já arrecadaram a quantia necessária para melhorar parte do caminho, mas aguardam esperançosos, que a intervenção da Prefeitura iniciada nesta semana abranja os pontos mais críticos da rua.

Na Estrada José Almeida Amado, próximo ao ponto final do ônibus, os moradores contam que nunca receberam a visita dos órgão públicos e há três meses começaram a acimentar a rua por conta própria. No último domingo, mais 400 metros da recebeu intervenção. Os voluntários fizeram uma “vaquinha” e contrataram equipamentos para concretagem, o que lhes custaram aproximadamente R$ 10 mil reais. 

“A gente vai juntando e vai fazendo, cada uma dá um pouco e agora estamos esperando secar, e vamos fazer o resto depois. Há muitos anos nós calçamos com essas pedras, também aos poucos, e agora estamos acimentando para melhorar a passagem. A Prefeitura não ajuda em nada, nem pedimos, porque não adianta”, relata o produtor rural, Arthur Cunha.”, conta Arthur.

Leia também: Buraco impede passagem de ônibus no Valparaíso há 15 dias

No Caxambu, a falta de preservação das estradas prejudica não apenas os produtores rurais, que utilizam carros e caminhões diarimente, mas também outros moradores que dependem do transporte público e as crianças que contam com o transporte escolar para irem às escolas. Além da manutenção viária, os voluntários realizaram a capina nas margens da estrada que é utilizada para escoamento de produção rural.

Estrada das Três Pedras também se mobiliza

Na Estrada das Três Pedras, outra localidade do Caxambu, em um trecho de aproximadamente 1km, os moradores também começaram a se mobilizar para realizar a manutenção, mas a Prefeitura pediu para aguardarem até a última semana, já que obras de seriam iniciadas na estrada.

“Na segunda, eles começaram a fazer da igreja para baixo, mas a nossa reivindicação é da igreja para cima. Íamos começar há 15 dias, mas ligaram lá da prefeitura pedindo para esperar até quarta-feira passada para eles darem uma resposta da manutenção da igreja para cima, quer dizer, amanhã (hoje), vai fazer uma semana, e a gente não teve um posicionamento e não parece que vão subir, sendo que aqui para cima é que mais precisa”, contou o morador Luís Carlos Rocha.

Segundo Luís, foram feitas três reuniões com os moradores da Estrada das Três Pedras, e diversos moradores já separaram o valor que será doado para a compra da malha e do cimento e agora aguardam esperançosos de que seus pedidos de manutenção sejam atendidos.

Questionada sobre a manutenção nas duas ruas, e sobre a manutenção prometida na Estrada das Três Pedras, a Prefeitura informou que o Prefeitura Presente já promoveu sete ações de aplicação de asfalto na Estrada José Almeida Amado desde o início do programa, há pouco mais de um mês. A Estrada das Três Pedras começou a ser atendida nesta semana e já recebeu o serviço segunda (18.11) e nesta terça (19.11). Os locais continuarão a ser atendido com o serviço de tapa-buraco em outros trechos.

 

Últimas