Moradores do Siméria dão início a projeto ‘Quarentena da Leitura’
Idealizado pela jornalista e presidente da COMAC de Petrópolis, Fernanda Ferreira, o projeto Quarentena da Leitura objetiva doar livros para pessoas que gostam de ler, mas não têm a possibilidade de acessar livros, principalmente neste momento de isolamento social e de fechamento do comércio.
Leia também: Quarentena: cia. petropolitana de teatro leva espetáculos à web
Após organizar seus livros em casa, a jornalista se deu conta de que muitos dos seus livros já tinham “passeado” pela sua casa e pela sua família. Mas não é o bastante: eles precisam circular, levar alegria aos quatro cantos do bairro onde mora, o Siméria.
São diversos títulos, para os mais variados gostos de leitura, desde política até culinária. “Ganho muitos livros. Têm títulos que possuo dois exemplares e não tinha me dado conta. Então, pensei em doar aos moradores aqui do Siméria. O único compromisso de quem receber a doação e fazer o livro circular após a leitura, mas se gostar e quiser guardar, também pode. O objetivo é movimentar a mente e levar alegria através da leitura.
Os interessados serão informados sobre os títulos e autores por meio do grupo de whatsapp da comunidade e retirarão no portão da casa da doadora.
“O mais gratificante disso tudo foi ter a participação da minha filha Valentina, que também separou alguns livros infantis para a doação”, concluiu Fernanda.
Para a idealizadora, o projeto é uma sementinha que pode acontecer en qualquer bairro, só precisa que alguém dê o primeiro passo.