Moradores pedem a volta do terceiro turno em unidades de saúde

04/04/2017 11:15

Moradores dos bairros Mosela e Morin se mobilizam por meio de abaixo-assinado, pedindo ao prefeito Bernardo Rossi que volte com o terceiro turno nas unidades de saúde destes bairros. O fim do atendimento até as 20h, foi tomada pela Prefeitura em função dos graves problemas encontrados e argumenta que o terceiro turno foi implantado, pelo governo passado, sem um planejamento da rede e nem um estudo do número de atendimento por cada região. 

O ex-presidente da Associação de Moradores do Morin, Vicente Rizzo, com Daniel Canguru, protocolou o abaixo-assinado na Prefeitura. Ele disse que são muitos trabalhadores, homens e mulheres, que estavam usando os médicos no terceiro turno no posto de saúde do Morin. Vicente disse que os médicos que estavam trabalhando no terceiro turno do posto Morin eram concursados e “estavam realizando um bom trabalho na comunidade”. 

O terceiro turno estava funcionando em cerca de oito unidades de saúde e agora está em apenas quatro – Retiro, Itamarati, Quitandinha e Centro de Saúde. A Secretaria de Saúde está sendo reestruturada e com o procedimento foi realizado um mapeamento da rede de atendimento do SUS que identificou que há postos com desfalque de profissionais para atendimento durante o dia.

O terceiro turno, segundo a Prefeitura, foi paralisado em algumas localidades para realocar os profissionais e fornecer o atendimento nas unidades que estavam sem médicos. Cumprindo a determinação do ComSaúde que aprovou a criação do terceiro turno, mas não delimitou a quantidade de unidades com o serviço, a Secretaria de Saúde mantém a funcionalidade nos bairros Retiro, Itamarati, Quitandinha e Centro de Saúde.

De acordo com alguns conselheiros do Consaúde, o terceiro turno foi aprovado ano passado, porém sem dizer se funcionaria em todos as unidades de saúde ou apenas em algumas unidades. Apesar disto, devido a manifestações de várias pessoas, os conselheiros pediram que o tema fosse colocado em discussão na próxima reunião do Conselho, para que o governo apresente os argumentos pelo fim do terceiro turno. 

O vereador Leandro Azevedo (PSB), nas últimas semanas, está defendendo o terceiro turno nas unidades de saúde e já apresentou uma indicação para que este serviço seja instalado em todos os postos. Para o vereador o terceiro turno atende um grande número de homens e mulheres que trabalham e não conseguem ir ao médico no horário comercial. “Vou continuar defendendo este serviço, pois vejo nele uma forma de atender a população, principalmente a mais carente que tem dificuldades de acesso aos médicos, pois precisam trabalhar. Além do mais, com o posto de saúde funcionando até mais tarde, reduz o número de pacientes que procuram as UPAs”, afirmou o vereador. 

Últimas