Petrópolis enfrenta um período de estiagem classificada como “severa” pela Águas do Imperador, o que tem impactado o fornecimento de água. No entanto, moradores de áreas afetadas reclamam da falta de informações sobre quando ficarão sem água ou quando terão o serviço retomado. Relatos apontam que localidades chegaram a ficar até três dias sem água na torneira.
A situação ainda deve demorar a se normalizar. Segundo o Climatempo, o início da primavera deve registrar chuvas muito esparsas, como a deste final de semana. As precipitações de maneira mais regular só devem chegar mesmo na segunda quinzena de novembro. Até o momento, no entanto, a Prefeitura ainda não divulgou o acionamento de nenhuma medida do Plano Inverno, que prevê ações em resposta às estiagens.
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A moradora do Itamarati, Giselle Montes, estava há 24 horas sem uma gota de água nas torneiras nesta sexta-feira (27). Segundo ela, a Águas do Imperador não faz nenhum tipo de comunicado sobre a pausa no abastecimento e a previsão de retorno.
“Ficamos sem informações, aguardando a água voltar e sem nem ter como nos prevenir. Porque se pelo menos avisassem que em determinado período não haverá o fornecimento, poderíamos encher garrafas pra usar durante esse tempo. Um verdadeiro desrespeito, porque a conta nós recebemos certinho, mas satisfação da empresa não temos nenhuma”, informou.
Medidas do Plano Inverno
Uma das medidas previstas no Plano Inverno para períodos de estiagem é a redução do fornecimento de água. No entanto, a medida deve ser acompanhada de comunicação prévia à população. O planejamento de contingência ainda prevê o fornecimento direto de água potável à população, por meio de caminhões-pipa, seguindo um cronograma para áreas mais afetadas.
A Prefeitura também deveria realizar uma reunião com a Águas do Imperador para definir estratégias de fornecimento alternativo de água. Além disso, deveria haver um fomento contínuo de conscientização da população.
No entanto, até o momento, a Prefeitura ainda não divulgou nenhuma medida em resposta à seca, apenas em relação a incêndios e, ainda assim, após cobrança do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). O MPRJ, inclusive, ingressou com uma ação na 4ª Vara Cível, apontando possível omissão do município.
Previsão de chuvas regulares apenas em novembro
O meteorologista do Climatempo, Guilherme Borges, explica que Petrópolis está na área que deve contar com o retorno da chuva de maneira mais regular apenas na segunda quinzena de novembro.
“A primavera marca a transição entre o período seco e o período chuvoso no Brasil. Entretanto, vamos ter um início de primavera de chuva muito esparsas ainda, com uma tendência de retorno da chuva para a segunda quinzena de novembro, de maneira mais regular”, afirmou.
Nos meses da primavera há mais chuva em comparação à estação passada. Ainda assim, a tendência de chuva dentro ou abaixo da média, pode prejudicar a recuperação.
“A tendência é que a chuva na região fique entre dentro da média, um pouco abaixo da média, para os meses da primavera, o que pode prejudicar a recuperação da região”, informou o meteorologista.
O que dizem os órgãos
A Tribuna de Petrópolis fez uma série de questionamentos à Prefeitura e a Águas do Imperador, como quais são as áreas mais afetadas pela estiagem, como está o abastecimento destas, quantos caminhões-pipas já foram utilizados, se há algum canal para informar os moradores sobre quais dias estarão em abastecimento e se há um plano de racionamento de água. A reportagem também questionou quais as medidas do Plano Inverno que estavam sendo tomadas em resposta à crise, a atualização sobre a operação dos sistemas e as orientações para a população.
A Prefeitura de Petrópolis não encaminhou nenhuma resposta até a última atualização. Já a Águas do Imperador, voltou a informar que a cidade enfrenta uma estiagem “severa” que impacta diretamente na oferta de água nos mananciais e a lembrar que esta é a pior seca da história do Brasil.
Sem informar quantidades, a concessionária disse que intensificou o uso das captações alternativas, bombas extras e caminhões-pipa, com alguns abastecendo as regiões afetadas 24 horas por dia. Também informou que executa medidas técnicas com o objetivo de equilibrar a distribuição de água.
“Águas do Imperador orienta que os moradores façam o uso consciente de água, priorizando as necessidades essenciais do dia a dia. Em caso de desabastecimento, os moradores devem entrar em contato por um dos canais de relacionamento: WhatsApp (21) 97211-8064, site www.aguasdoimperador.com.br, ou 0800 742 0422 (ligações gratuitas de telefones fixos, celulares e longa distância)”, concluiu a nota.